Banca de DEFESA: HYGINA COELHO PORFIRIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HYGINA COELHO PORFIRIO
DATA : 06/10/2022
HORA: 14:30
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Práticas Psicológicas nas Situações de Riscos e Desastres Socioambientais: O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação durante a Pandemia.


PALAVRAS-CHAVES:

 

Práticas Psicológicas; Pandemia da Covid-19; Tecnologias de Informação e Comunicação; Construcionismo Social


PÁGINAS: 98
RESUMO:

As práticas psicológicas, nas situações de riscos e desastres socioambientais, têm ganhado novos contornos para a sua intervenção e compreensão desses fenômenos. O objetivo desta pesquisa é compreender as mudanças no atendimento psicológico com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no período da pandemia da Covid-19. Fundamenta-se no referencial teórico-metodológico das Práticas Discursivas e Produção de Sentidos, norteado pelo Construcionismo Social. Para construção das informações identificamos os documentos de domínio público, produzidos pelo Conselho Federal de Psicologia, que normatizam o uso das TIC’s e uma roda de conversa online com cinco profissionais de psicologia que atuam com atendimento psicológico de diferentes setores do estado de Alagoas, e vivenciaram o uso das TIC’s no momento da pandemia em suas práticas. A análise dos documentos de domínio público e das falas das profissionais na roda de conversa online possibilitou compreender que o uso das TIC’s nas práticas psicológicas foram fundamentais no período pandêmico. Ainda que houvessem ressalvas e inseguranças acerca do uso desses dispositivos, essa mesma cautela foi possível identificar nas ações do próprio órgão regulador da profissão. Entretanto, ao utilizá-las as profissionais puderam reconhecer sua eficiência e praticidade, bem como foram prontamente regulamentadas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1518410 - JEFFERSON DE SOUZA BERNARDES
Presidente - 2180259 - MARIA AUXILIADORA TEIXEIRA RIBEIRO
Externo ao Programa - 1164377 - MICHAEL FERREIRA MACHADO
Notícia cadastrada em: 27/09/2022 07:56
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 29/04/2024 09:03