Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINE DOS SANTOS SILVA

DISCENTE : ANA CAROLINE DOS SANTOS SILVA
DATA : 31/03/2023
LOCAL: Pareceres por escrito

OFICINAS LÚDICAS COM O PÚBLICO INFANTIL NA PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS.

Prevenção; violência contra crianças; crianças; violência infantil; oficinas; Winnicott.

A violência contra crianças consiste em um grave problema de saúde pública, promove prejuízos ao processo de desenvolvimento físico e psíquico a curto, médio e longo prazo. A prevenção às violências é a melhor forma de enfrentar e combater essa problemática. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar estratégias de prevenção acerca do fenômeno da violência contra crianças junto ao público infantil, e seus objetivos específicos foram: 1) compreender a concepção das crianças acerca do fenômeno da violência contra crianças; 2) analisar as estratégias de informar e sensibilizar a identificação pelas crianças dos tipos de violência que podem ser direcionadas a elas e/ou seus pares, e conhecimento de locais e pessoas possíveis de serem acionados em casos de violência; e 3) analisar os produtos criados de forma lúdica pelas crianças acerca da prevenção da violência infantil. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Alagoas e trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa com metodologia interventiva, que utiliza de oficinas lúdicas. Para a coleta de dados foram utilizados os instrumentos: formulário para caracterização do perfil socioeconômico, ficha escolar das crianças, questionário sobre a temática da violência, questionário de avaliação das oficinas, diário de campo da pesquisadora e das auxiliares, gravação do áudio das oficinas, fotografia das produções das crianças e Procedimento de Desenho-Estória com Tema. Foram realizadas seis oficinas lúdicas na escola, onde participaram 23 crianças. Inicialmente as crianças trouxeram desenhos e histórias ligadas principalmente a aspectos físicos da violência (violência física), e o decorrer dos encontros possibilitou ampliar essas concepções e incluir na discussão a prevenção da violência psicológica, da violência sexual e da negligência, incentivadas pela pesquisadora, mas também do bullying e do racismo, propostas pelas crianças. Através das oficinas foi possibilitado aos participantes um espaço seguro de comunicação e expressão das concepções e estratégias de prevenção, e foi percebido que as crianças apreenderam as informações dialogadas em grupo para somar aos seus conhecimentos prévios, ou reformulá-los. Assim, o desenho, o jogo, a contação de histórias, as construções em grupo e a criação de um livro possibilitaram às crianças colocar suas opiniões e ampliar suas concepções e conhecimentos sobre o tema, e as oficinas aparecem enquanto recurso possível para viabilizar suas expressões, criatividade e protagonismos.

Interno(a) - 2412107 - ANGELINA NUNES DE VASCONCELOS
Externo(a) à Instituição - LEILA SALOMÃO DE LA PLATA CURY TARDIVO - USP
Presidente - 2206282 - PAULA ORCHIUCCI MIURA
Notícia cadastrada em: 15/03/2023 12:17