Banca de QUALIFICAÇÃO: ESTEFANE FIRMINO DE OLIVEIRA LIMA

DATA : 31/03/2023
LOCAL: Pareceres por escrito

PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA: OFICINAS COM ADOLESCENTES NO CONTEXTO ESCOLAR

Adolescência. Prevenção. Violência contra adolescentes. Oficinas. Procedimento Desenho-Estória com Tema. Winnicott.

A palavra adolescência provem do latim – “adolescere”, que significa crescer. Este é um período particular e singular na vida de um indivíduo, situando-se entre a infância e a vida adulta. Tendo por base a teoria psicanalítica de Winnicott, a adolescência é caracterizada por mudanças físicas, transformações psíquicas e emocionais, que implicam crescimento, maturidade, demandando demanda tempo. O cenário atual aponta que a violência contra crianças e adolescentes é uma questão multifacetada, vivenciada singularmente, que afeta as sociedades e é um grave problema de saúde pública. O Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como diversos estudos científicos apontam a necessidade de prevenir a ocorrência dessa violação de direitos, assim como a importância de reconhecer o protagonismo adolescentes para o exercício de sua cidadania e ampliação do senso crítico. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as estratégias de prevenção da violência contra crianças e adolescentes desenvolvidas juntos aos jovens. E os objetivos específicos são: compreender as concepções de violência contra crianças e adolescentes expressas por adolescentes; informar e sensibilizar sobre os tipos de violência contra crianças e adolescentes e a rede de proteção para esses sujeitos; e possibilitar aos jovens a criação de estratégias e produtos de prevenção da violência contra crianças e adolescentes. A presente pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisas da Universidade Federal de Alagoas. Trata-se de uma pesquisa-ação qualitativa e interventiva. Toda pesquisa será realizada em uma escola pública estadual do Nordeste Brasileiro. Para a constituição da amostra serão convidados 20 adolescentes entre 12 a 18 anos. A pesquisa será realizada por meio de seis oficinas para a prevenção com intuito de possibilitar um ambiente que não se reduza simplesmente a passar informações, sobretudo incentivar o protagonismo juvenil, a espontaneidade e a criatividade. Os instrumentos utilizados serão: diários de campos, dois questionários (inicial e final) acerca do conhecimento dos participantes sobre a violência contra crianças e adolescentes e o Procedimento Desenho-Estória com Tema (DE-T), com a insígnia “Faça um desenho sobre Violência contra crianças e adolescentes”. Para análise, foram considerados os diários de campo que passaram pela análise de conteúdo de Minayo, e os DE-T serão analisados seguindo as recomendações de AielloVaisberg. As interpretações dos resultados encontrados terão como base a teoria psicanalítica de Winnicott. Pôde-se concluir, até o presente momento, que a pesquisa está sendo aceita pelo ambiente escolar e pretende possibilitar um ambiente acolhedor para adolescentes, bem como ser uma forma de potencialização de ações a respeito da prevenção primária.

Interno(a) - 2412107 - ANGELINA NUNES DE VASCONCELOS
Externo(a) à Instituição - LEILA SALOMÃO DE LA PLATA CURY TARDIVO - USP
Presidente - 2206282 - PAULA ORCHIUCCI MIURA
Notícia cadastrada em: 15/03/2023 16:26