Banca de DEFESA: ROSECLEIDE FERREIRA BARBOZA

DISCENTE : ROSECLEIDE FERREIRA BARBOZA
DATA : 28/03/2023
LOCAL: videoconferência

SENTIDOS DE PROFESSORES E GESTORES SOBRE A EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES

Altas habilidades; identificação de casos; processos avaliativos.

A presença de alunos com Altas Habilidades em sala de aula reivindica aos professores e gestores de escolas a busca de informações, no intuito de atender as necessidades educacionais específicas apresentadas por esse público. Por outro lado, entre os profissionais da educação há uma carência de conhecimento sobre as características das altas habilidades, com vistas à identificação desses estudantes nas salas de aula, como requisito para definição de métodos e instrumentos educacionais que atendam as suas especificidades. Realizamos uma pesquisa de intervenção com o objetivo de analisar sentidos de professores e gestores sobre a educação de pessoas com AH. O foco principal da pesquisa foi concepções de educadores sobre AH e sobre processos avaliativos voltados para estudantes com essas características. Agregamos à pesquisa de intervenção, uma análise de documentos regulatórios da educação básica que se remetem aos processos educacionais envolvendo alunos com AH, com vistas uma análise sobre instruções e orientações do MEC para o atendimento educacional para essa população. A intervenção consistiu em oficinas, com uso de materiais diversos, como fotografias e enunciados incompletos, para fomentar a produção de narrativas pelos participantes. As oficinas foram realizadas no formato virtual através da plataforma Google meet. Nos resultados destacamos uma relação entre a dificuldade para caracterizar e identificar casos de AH nas escolar e a construção de métodos e instrumentos apropriados ao atendimento educacional desses estudantes.

Externo(a) ao Programa - 2211612 - ABDIZIA MARIA ALVES BARROS
Interno(a) - 2412107 - ANGELINA NUNES DE VASCONCELOS
Presidente - 734317 - NADJA MARIA VIEIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 17/03/2023 10:34