Banca de QUALIFICAÇÃO: ALANDA MARIA FERRO PEREIRA

DATA : 31/03/2023
LOCAL: videoconferência

O/A Psi Nas Redes Sociais: Um Estudo À Luz Da Teoria Da Ação Planejada - TAP

Psicologia; Psicólogo; Redes Sociais Online; Redes Sociais.

O advento da World Wide Web, criada em 1991, trouxe consigo uma onda moderna de proliferação das Redes Sociais Online - RSO. O quantitativo de material armazenado e o potencial de divulgação das redes ultrapassou a capacidade de conteúdos televisionados durante décadas. Desse modo, as RSO produzem uma nova forma de relacionamento entre os indivíduos e o psicólogo também está inserido nesse campo. Seja como um usuário das RSO, como produtor de conteúdo ou possuindo outras formas de relacionamento com esse espaço. Diante do explicitado, o estudo 1 (capítulo 1) teve como objetivo compreender como se dá o uso das RSO por parte do campo Psi, entendendo campo Psi como os profissionais e estudantes da área de psicologia. Com isso, foi realizada uma busca nas bases Scielo, IndexPsi, Lilacs, PepSic e PsycInfo utilizando descritores organizados da seguinte forma ("Online Social Media OR Social Media AND Psychology OR psychologist") e (“Redes Sociais Online OR Redes Sociais AND Psicologia OR Psicólogo"). Foram encontrados no total 3 918 estudos, que após serem analisados foram selecionados 71 estudos que atendiam aos critérios de inclusão da pesquisa. Como resultados pode-se perceber que o campo psi faz uso das RSO desde o ano de 2011, a partir da produção de estudos na RSO Orkut, posteriormente os estudos são realizados com auxílio do Facebook, Instagram e Twiter. Os estudos encontrados possuem abordagem qualitativa e quantitativa, com predomínio de metodologias qualitativas. Além disso, as RSO fazem parte da vida dos sujeitos do campo psi, modificando os modos de vida social e consequentemente atingindo sua subjetividade e da época. O que trás desafios para atuação da psicologia na atualidade tanto em relação ao posicionamento do campo, quando em relação a discussões sobre as tecnologias e as RSO no campo acadêmico. Diante disso, o estudo 2 (Capítulo 2) dessa dissertação busca compreender quais as crenças comportamentais, normativas e de controle do uso das RSO pelo campo Psi. A partir de entrevistas aos indivíduos do campo psi e posterior análise do conteúdo com o auxílio do software Iramuteq.

Interno(a) - 1065335 - LEOGILDO ALVES FREIRES
Externo(a) à Instituição - PEDRO AFONSO CORTEZ - UTP
Presidente - 1449933 - SHEYLA CHRISTINE SANTOS FERNANDES
Notícia cadastrada em: 28/03/2023 07:41