Banca de DEFESA: LUCAS LOPES PESSOA DE SOUSA

LOCAL: videoconferência

PSICOLOGIA NAS ESCOLAS DE RECIFE: DANOS POR UMA NECESSIDADE NÃO ATENDIDA

Psicologia escolar crítica; Lei 13.935/2019; Narrativas

Apresentamos aqui o relato de uma pesquisa, através da qual discutimos sobre questões envolvidas na perspectiva de inserção do psicólogo escolar/educacional no quadro funcional das instituições de ensino e aprendizagem da rede pública da cidade do Recife. A pesquisa foi realizada em duas etapas: um estudo bibliográfico sistemático sobre a história da vinculação de profissionais de psicologia às secretarias de educação brasileiras, com destaque para a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEDUC-PE) e uma pesquisa de intervenção, com a participação de psicólogos lotados na SEDUC-PE e professores da educação básica atuantes na rede pública de ensino da cidade de Recife. O objetivo geral da intervenção abrangeu duas direções: a) analisar concepções de psicólogos sobre o trabalho com Psicologia Escolar normatizado SEDUC-PE e b) analisar apontamentos de professores da rede básica de ensino acerca do trabalho do profissional de Psicologia nas escolas. O principal procedimento metodológico foi a produção de narrativas, a partir da apresentação de enunciados incompletos. Nesses enunciados sinalizamos diversas atribuições relacionadas ao serviço de Psicologia nas escolas. Os participantes foram instruídos para escreverem desfechos relacionados com as situações sinalizadas nos enunciados incompletos. Nos resultados destacamos o afastamento entre as expectativas de psicólogos e de professores quanto a inserção do serviço de Psicologia nas escolas, na forma como institui a Lei 13.935/2019, recentemente aprovada. Nos seus apontamentos, os professores alertaram para a sua falta de preparo para lidar com problemas de natureza psicológica nas escolas e argumentaram sobre a necessidade desse serviço. Por outro lado, os psicólogos chamaram a atenção para as barreiras a serem vencidas, até que os profissionais de Psicologia atuem de fato no chão das escolas. Nas nossas discussões, chamamos a atenção para a prevalência de algumas questões: a) de natureza histórica, no que se refere à efetividade, ainda ausente, de pressupostos teórico e prático atualizados, defendidos para uma atuação crítica no serviço de Psicologia nas Escolas e b) de natureza política, no que se refere à: presença efetiva de representantes das orientações para uma atuação crítica no serviço de Psicologia Escolar nos espaços que deliberam diretrizes oficiais para esse serviço e à agilidade na definição de critérios para distribuição dos profissionais nas escolas, com previsão, inclusive, para preparação de Psicólogos para uma atuação crítica que devam integrar a equipe multiprofissional prevista na referida lei.

Externo(a) à Instituição - FATIMA MARIA LEITE CRUZ - UFPE
Interno(a) - 2412107 - ANGELINA NUNES DE VASCONCELOS
Externo(a) à Instituição - FABÍOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO - UFPB
Presidente - 734317 - NADJA MARIA VIEIRA DA SILVA