Banca de DEFESA: JULIANA CAMARGO DE FARIA PIRRÓ

DISCENTE : JULIANA CAMARGO DE FARIA PIRRÓ
DATA : 26/07/2023
LOCAL: videoconferência

Psicologia em Movimento: encontro de saberes e fazeres entre psicologia e MST para o cuidado integral em saúde mental do campo

psicologia, MST, saúde mental do campo, descolonização, epistemologias do Sul.

A psicologia brasileira é eminentemente urbana, com suas origens embebidas nas fontes europeias e marcada por parâmetros coloniais que não alcançam a complexidade da nossa realidade. Sua inserção no contexto rural é recente e apesar dos avanços, a atuação das/os psicólogas/os ainda é pautada no modelo hegemônico, apresentando problemáticas e desafios a serem superados para o cuidado integral em saúde mental do campo. O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa e tem como referência a noção de metodologias colaborativas não extrativistas. O objetivo geral do trabalho é analisar as contribuições da Rede de Saúde Mental do MST para a psicologia e, mais especificamente, identificar as práticas ofertadas pela Rede, compreendendo os desafios da psicologia para o cuidado integral em saúde mental do campo. Para isso, utilizamos os seguintes instrumentos: diário de campo, entrevistas narrativas e processo grupal. O estudo propõe-se em cinco etapas: 1) levantamento bibliográfico e revisão sistemática; 2) apresentação do projeto de pesquisa à Rede de Saúde mental do MST e acompanhamento do processo grupal; 3) entrevistas narrativas com psicólogas/os que compõe a Rede; 4) análise dos processos da pesquisa a partir dos aportes descoloniais das epistemologias do Sul; 5) debate dos resultados e produção de novos caminhos, desenvolvidas a partir do encontro e diálogo com o coletivo de saúde mental da Rede. Propõe-se um exercício de inversão do olhar, no sentido de pensar como a aliança com os movimentos sociais e populações do campo pode contribuir para uma psicologia descolonizada, politicamente territorializada e popular, colaborando para a solidificação de práticas de cuidados em saúde mental críticas e contextualizadas no campo, conforme preconizado pela Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas (PNSIPCFA).

Interno(a) - 1752620 - ANTONIO CESAR DE HOLANDA SANTOS
Externo(a) à Instituição - JOAO PAULO SALES MACEDO - UFDPAR
Presidente - 1738204 - SAULO LUDERS FERNANDES
Notícia cadastrada em: 19/07/2023 08:53