IMAGENS DO “CABRA-MACHO”: CONSTRUÇÕES DA MASCULINIDADE NO CINEMA DO NORDESTE CONTEMPORÂNEO.
Na História da Arte do Ocidente revela que o homem têm tido sempre a necessidade de representar a si próprio e seus grandes feitos através das mais diversas manifestações artísticas. Na pintura, na arquitetura, na escultura, na literatura e na música, o homem (enquanto gênero masculino) produziu uma certa imagem de si ressaltando, na maioria das vezes, suas qualidades guerreiras, morais e físicas, ou seja, promoveu a “virilidade” enquanto modelo de masculinidade e de superioridade tanto em relação às mulheres quanto aos outros homens (COURTINE, 2013). Com o surgimento do cinema não foi diferente, porém num contexto bastante distinto. Contemporâneo das mudanças sociais e políticas que abalaram o mundo ocidental, na virada do século XIX e início do século XX, o cinema é testemunha daquilo que se chamou de crise da “virilidade” devido ao impacto social das duas grandes guerras, das crises econômicas e das ideias feministas (COURTINE, 2013).
MASCULINIDADE; CINEMA; CINEMA DO NORDESTE CONTEMPORÂNEO.