EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: USOS POLÍTICOS ENTRE OS XUKURUKARIRI DA ALDEIA MATA DA CAFURNA-AL.
Ainda de modo embrionário no pré-projeto eu trazia o objetivo de aprender qual o espaço dado à educação escolar dentro de um grupo étnico tendo em vista que os atores sociais têm o poder de reorganizá-la dentro de seus espaços? Desta maneira eu estava a (re) produzir uma ideia essencializada sobre a escolarização indígena, partindo do entendimento de que a legislação, que prega autonomia e protagonismo indígenas no espaço escolar, e a agência (no sentido bourdiesiano) eram suficientes para que atores sociais produzissem uma educação escolar indígena emancipadora me opondo a uma interpretação integracionista e assimilacionista. A revisão da produção antropológica, como veremos adiante, e o trabalho de campo foram me revelando complexidades a respeito da escolarização indígenas de modo que aprendi que existem relações de forças e poder entre atores sociais indígenas e atores sociais do Estado provocando um alargamento entre as proposições legais e as condições reais e concretas com as quais lidam a comunidade escolar indígena, como também de que não é possível abordar a educação escolar indígena por uma perspectiva de que as relações entre um grupo étnico e a escola são unívocas, ou seja, de mesma compreensão a respeito do que é a escola indígena, do que deve ser e como ela esta para a organização social.
EDUCAÇÃO; ESCOLAR INDÍGENA; XUKURUKARIRI; ALDEIA MATA DA CAFURNA-AL.