Banca de QUALIFICAÇÃO: GUADALUPE DO NASCIMENTO FERREIRA



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: GUADALUPE DO NASCIMENTO FERREIRA
DATA: 20/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Museu Théo Brandão (MTB/UFAL)
TÍTULO:

GÊNERO, RAÇA E ARTE NA MILITÂNCIA POLÍTICA: Uma análise plural das relações de um grupo cultural de arte transformista de Maceió. 


RESUMO:

A pesquisa explora as relações de gênero, sexualidade e militância política em manifestações artísticas realizadas por um grupo de arte transformista, o Transhow, inserido em uma Organização Não Governamental, ACTRANS (Associação Cultural de Travestis e Transexuais de Alagoas). Os dados apresentados fazem parte de uma etnografia em andamento, organizada em torno da participação em diferentes atividades do grupo, na interface entre a academia, a política e a apresentação artística, bem como de entrevistas em profundidade com algumas artistas. O foco de análise está na formação de lideranças e nas movimentações sociais mais amplas que envolvem as práticas da arte transformista e sua circulação no Estado de Alagoas. Desse modo dialogo com os registros antropológicos acerca da entrada dessa população na militância política na década de 1980, através do engajamento em ações de enfretamento ao HIV-Aids, contra a violência policial em seus locais de trabalho na prostituição. Nesse sentido, procuro contribuir para uma ampliação da interface teórica multidisciplinar entre os estudos de gênero, raça e arte na antropologia.  


PALAVRAS-CHAVE:

Arte transformista; Gênero; Raça; Movimento social. 


PÁGINAS: 59
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia

MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - FRAN DEMÉTRIO SILVA SANTOS - UFRB
Interno(a) - 1977789 - ISABEL SANTANA DE ROSE
Presidente - 1506828 - NADIA ELISA MEINERZ
Notícia cadastrada em: 06/08/2019 11:34
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 28/04/2024 10:56