Banca de DEFESA: FRANCISCO AIRTON BASTOS SILVA FILHO



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: FRANCISCO AIRTON BASTOS SILVA FILHO
DATA: 16/01/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Museu Théo Brandão (MTB/UFAL)
TÍTULO:

NOS PASSOS TÃO LONGOS DE PEDRA E AREIA  PEREGRINAÇÃO E RITUAL AO TÚMULO DE PADRE CÍCERO ROMÃO, JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ.


RESUMO:

O presente texto trata de etnografia do grupo de oito romeiros alagoanos que fazem a peregrinação e visita ao túmulo de Pe. Cícero Romão Batista, na romaria de 20 de julho, romaria que marca a sua morte. A partir de aspectos teóricos, metodológicos e etnográficos, a pesquisa investiga a peregrinação, as motivações, os porquês, a memória/oralidade e os passos desse grupo dos oito, a partir de uma perspectiva antropológica dentro da análise do processo ritual. Dentro da investigação, abordam-se análises de temas referentes à: considerações históricas sobre Juazeiro do Norte, Pe. Cícero Romão Batista e o protagonismo dos primeiros romeiros, o grupo dos oito e sua história de vida – protagonismo, o ritual de peregrinação (Liminaridade e ―Communitas‖ – ―padre Cícero está mais vivo do que nunca‖, mas como? Patrimônio Cultural do Juazeiro - da Imaterialidade à Materialidade os elementos, objetos, saberes e fazeres do romeiro alagoano, elementos que se complementam, a corporalidade do romeiro alagoano. Apresentado o sumário dividido em introdução, trazendo aspectos gerais e teóricos fundamentados em clássicos e contemporâneos, metodológicos e etnográficos da pesquisa, onde escrevo seguindo uma estrutura formada por três grandes capítulos e seus respetivos subcapítulos. Concluo a dissertação trazendo elementos reflexivos dentro do que foi proposto nos objetivos geral e específicos apresentados no decorrer da pesquisa. Em anexo, apresento uma maquete do processo ritual de peregrinação e visita ao túmulo de Pe. Cícero Romão Batista feito pelo grupo dos oito romeiros alagoanos.


PALAVRAS-CHAVE:

Juazeiro do Norte; Peregrinação; Ritual; Romeiros; Alagoas. 


PÁGINAS: 168
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia

MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - ANA CRISTINA DE LIMA MOREIRA - UNEAL
Interno(a) - 3145494 - RACHEL ROCHA DE ALMEIDA BARROS
Presidente - 3288655 - SILOE SOARES DE AMORIM
Notícia cadastrada em: 08/01/2020 09:17
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 27/04/2024 12:40