Banca de DEFESA: CÁSSIO JÚNIO FERREIRA DA SILVA



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: CÁSSIO JÚNIO FERREIRA DA SILVA
DATA: 29/07/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Banca Remota/Covid-19
TÍTULO:

“A LUTA POR TERRA NÃO TRAZ DIÁRIAS, SOMENTE PERSEGUIÇÃO”: PROCESSO DEMARCATÓRIO E RETOMADAS XUKURU-KARIRI EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS - AL. 


RESUMO:

Esse trabalho busca oferecer especial atenção aos processos demarcatórios e de retomadas Xukuru-Kariri em Palmeira dos Índios – AL. Após os processos de redução e expulsão dos territórios, impostos pela situação colonial, os povos indígenas passaram, a partir da primeira metade do século XX, a buscar com maior intensidade a recuperação, ainda que parcial, desses territórios. Esse processo de recuperação, por sua vez, pode ocorrer conforme os tramites administrativos da estrutura do estado brasileiro ou ainda por retomadas que se popularizaram enquanto uma estratégia indígena de gerencia e recuperação de territórios. A análise se concentrou em mostrar os impasses do processo demarcatório de T.I. Xukuru-Kariri, as estratégias das retomadas em diferentes situações históricas e os conflitos entre diferentes grupos políticos Xukuru-Kariri que perpassam essas dinâmicas. Nesse sentido, não houve esforço para mostrar uma total convergência entre os Xukuru-Kariri; pelo contrário, destacaram-se as variações e as agências envolvidas nesses processos e que caracterizaram as dinâmicas sociais.


PALAVRAS-CHAVE:

povos indígenas; Xukuru-Kariri; processo demarcatório; retomadas de terra.


PÁGINAS: 117
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia

MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - ALEXANDRA BARBOSA DA SILVA - UFPB
Presidente - 1992985 - CLAUDIA MURA
Interno(a) - 2247091 - RAFAEL DE OLIVEIRA RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 06/07/2020 11:03
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 28/04/2024 14:11