Banca de DEFESA: KARINE DE OLIVEIRA MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KARINE DE OLIVEIRA MOURA
DATA : 17/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Banca virtual - videoconferência
TÍTULO:

Mulheres, culturas populares e política pública: Um estudo etnográfico e interseccional junto a mestras do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas (RPV/AL)


PALAVRAS-CHAVES:

mulheres; culturas populares; interseccionalidade; Registro do Patimônio
Vivo (RPV); assimetrias.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

Em meio à heterogeneidade das trajetórias de vida de mestras reconhecidas por meio do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas (RPV/AL) é possível observar diversos pontos comuns. São aspectos que dizem respeito a condições sociais experienciadas por mulheres não brancas de maneira mais ampla. Origens em zonas rurais do estado; migrações para regiões periféricas da capital; baixos níveis de escolarização formal; itinerários de trabalho informal; o não reconhecimento e as condições precárias de realização de suas atividades, são situações presentes nas falas de muitas delas. Além disso, são mulheres formalmente reconhecidas pelo Estado por meio do RPV/AL, política pública de cultura em vigor desde 2004, que visa estimular a continuidade dos ofícios e a transmissão dos conhecimentos e técnicas de mestras e mestres da cultura popular e da cultura tradicional. A presente dissertação versa acerca das narrativas dessas mulheres, analisando as assimetrias eminentes dessa política pública. Discorre sobre processos de hierarquização da cultura implicados no âmbito de sua implementação, bem como a propósito das formas como se configuram as relações instituídas entre essas atrizes sociais e a esfera pública. Reflete ainda acerca do processo de realização da etnografia, uma vez que estudos no campo da cultura e do patrimônio apontam para sua importância na perspectiva de se acrescentar questões a essas categorias. Este apontamento é pertinente diante da predominância do viés folclórico nas ações desenvolvias pelo Estado, também perpetuado nas produções acadêmicas de muitos intelectuais alagoanos acerca da população negra. Ao mesmo tempo, a dissertação pensa como a interseccionalidade, ferramenta teórico-metodológica oriunda de epistemologias alcançadas por mim às margens da academia, possibilita perceber como questões de raça, gênero e classe estão presentes ao estudar as culturas populares e as demais categorias a elas associadas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA GRETEL ECHAZÚ BÖSCHEMEIER - UFRN
Presidente - 1977789 - ISABEL SANTANA DE ROSE
Interna - 1506828 - NADIA ELISA MEINERZ
Interna - 3145494 - RACHEL ROCHA DE ALMEIDA BARROS
Notícia cadastrada em: 10/12/2021 13:19
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 27/04/2024 15:16