Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA CRISTINA REZENDE PUENTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIA CRISTINA REZENDE PUENTES
DATA : 13/05/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Banca virtual - videoconferência
TÍTULO:

O Culto da Jurema Sagrada na Umbanda, do Nordeste (Alagoas) ao Sudeste (Rio de Janeiro)


PALAVRAS-CHAVES:

Jurema; Religiões Afro-brasileiras; Irmandade Cercado de Seu Boiadeiro, Rio de Janeiro-RJ; Grupo União Espírita Santa Bárbara, Maceió-AL.


PÁGINAS: 64
RESUMO:

Esta pesquisa intitulada “O Culto da Jurema Sagrada na Umbanda, do Nordeste (Alagoas) ao Sudeste (Rio de Janeiro)” realiza um estudo comparativo de duas casas de culto afro-brasileiros: a Irmandade do Cercado de Boiadeiro (ICERBO), situada no bairro de Sepetiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, e o Grupo União Espírita Santa Bárbara (GUESB), situado na periferia da Cidade Universitária, Village Campestre II, Maceió, Alagoas, que têm, ambas, a prática da Jurema Sagrada como uma das atividades rituais. O estudo das casas descreve como são realizados os ritos em espaços geográficos distintos, que têm - segundo levantamento feito através da pesquisa de campo – similaridades, sem, contudo, serem executados da mesma forma. No decorrer da pesquisa de campo deparo-me com contextos similares, mas que necessitam de um aprofundamento para que possa ser descrita a fundamentação da jurema praticada, ou das juremas praticadas nos terreiros. O trânsito da Yalorixá Mãe Chica, do Nordeste para o Rio de Janeiro e sua trajetória espiritual e social são questões que procuro compreender para então poder identificar e descrever a relação de Mãe Chica com a Yalorixá Mãe Neide, em Maceió e, consequentemente conhecer quais as influências na prática ritual do GUESB foram  incorporadas/ressignificadas a partir desse contato. Nesta mesma perspectiva busco compreender como o trânsito da Yalorixá Mãe Chica e a construção da jurema na ICERBO influenciaram e influenciam a minha constituição enquanto ser espiritual. Esta formação individual que apresenta a minha trajetória começou no candomblé aos 14 anos, migrou para a Umbanda de Mãe Chica quando eu tinha 22 anos e depois para a Umbanda de mãe Neide, anos 38 anos, e onde me encontro até hoje. A particularidade dessa comparação está, também, no fato de eu ter iniciado na Umbanda de Chica Xavier há 34 anos e, posteriormente, ter sido ‘dada’ à Yalorixá alagoana, Mãe Neide. Fazendo parte do ritual em ambos espaços sagrados, consigo visualizar as origens ameríndias no culto da Jurema, o que, na minha percepção, podem me permitir identificar elementos, além de influências e contribuições de etnias indígenas, também as africanas na constituição desse culto no Rio de Janeiro e em Alagoas, nos terreiros supracitados.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLEBIO CORREIA DE ARAUJO
Interna - 3145494 - RACHEL ROCHA DE ALMEIDA BARROS
Interno - 3288655 - SILOE SOARES DE AMORIM
Notícia cadastrada em: 09/05/2022 15:26
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 28/04/2024 11:40