PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: CÁSSIA VANESA DE SOUSA SILVA



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: CÁSSIA VANESA DE SOUSA SILVA
DATA: 30/04/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Sala virtual (videoconferência)
TÍTULO:

APRENDIZAGEM MATEMÁTICA BASEADA EM HQs ( HISTÓRIA EM QUADRINHOS)

Um instrumento rico e que pode ser trabalhado em sala de aula são as (HQs) Histórias emQuadrinhos, além de ricas em imagens que atraem o público jovem despertam também aimaginação e criatividade. E tomando como pressuposto esse lado lúdico das Histórias emQuadrinhos, esse trabalho avalia o uso desse recurso no processo da aprendizagem e naação avaliativa durante as aulas de matemática. Com o advento tecnológico cada vez maisperene entre os jovens lê e escrever não é uso habitual entre eles, no entanto acreditamosque ao agregarmos o uso das (TDIC) Tecnologias Digitais da Informação e Comunicaçãona criação das HQs por plataformas digitais, tornamos os alunos autores de seus própriostextos e possibilitamos a eles a sintetização de diferentes processos cognitivos e novasformas de aprender. A pesquisa de caráter qualitativo baseada na Engenharia Didática,objetiva investigar as contribuição das HQs para auxiliar professores e alunos nas aulas dematemática fazendo uso das tecnologias educacionais apoiada ao Ensino Híbrido por umaMetodologia Ativa. No entanto contou-se com a participação de 104 (cento e quatro)alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola da rede estadual do município deRio Largo-Al. Para a obtenção dos dados optou-se por um questionário impresso que seestruturou em duas fases: um pré-teste e um pós-teste, aplicado após o uso da sequênciadidática. Essa sequência foi estruturada na elaboração de uma HQs através de umaplataforma on-line, sua criação foi baseada no conteúdo matemático estudado sendo eleassociado a outra disciplina curricular. Os participantes consideraram que a metodologiaadotada contribuiu 80% para a sua aprendizagem, no entanto, 47% não se sentiramconfiantes quanto a utilização da mesma para fins avaliativos. Os dados também mostramque o uso de recursos tecnológicos, podem contribuir para que professores engajadospossam desenvolver estratégias positivas afim de aprimorar a aprendizagem, possibilitandoaos alunos serem protagonista da sua aprendizagem.


RESUMO:

Um instrumento rico e que pode ser trabalhado em sala de aula são as (HQs) Histórias em
Quadrinhos, além de ricas em imagens que atraem o público jovem despertam também a
imaginação e criatividade. E tomando como pressuposto esse lado lúdico das Histórias em
Quadrinhos, esse trabalho avalia o uso desse recurso no processo da aprendizagem e na
ação avaliativa durante as aulas de matemática. Com o advento tecnológico cada vez mais
perene entre os jovens lê e escrever não é uso habitual entre eles, no entanto acreditamos
que ao agregarmos o uso das (TDIC) Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
na criação das HQs por plataformas digitais, tornamos os alunos autores de seus próprios
textos e possibilitamos a eles a sintetização de diferentes processos cognitivos e novas
formas de aprender. A pesquisa de caráter qualitativo baseada na Engenharia Didática,
objetiva investigar as contribuição das HQs para auxiliar professores e alunos nas aulas de
matemática fazendo uso das tecnologias educacionais apoiada ao Ensino Híbrido por uma
Metodologia Ativa. No entanto contou-se com a participação de 104 (cento e quatro)
alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola da rede estadual do município de
Rio Largo-Al. Para a obtenção dos dados optou-se por um questionário impresso que se
estruturou em duas fases: um pré-teste e um pós-teste, aplicado após o uso da sequência
didática. Essa sequência foi estruturada na elaboração de uma HQs através de uma
plataforma on-line, sua criação foi baseada no conteúdo matemático estudado sendo ele
associado a outra disciplina curricular. Os participantes consideraram que a metodologia
adotada contribuiu 80% para a sua aprendizagem, no entanto, 47% não se sentiram
confiantes quanto a utilização da mesma para fins avaliativos. Os dados também mostram
que o uso de recursos tecnológicos, podem contribuir para que professores engajados
possam desenvolver estratégias positivas afim de aprimorar a aprendizagem, possibilitando
aos alunos serem protagonista da sua aprendizagem.


PALAVRAS-CHAVE:

HQs (História em Quadrinhos); Ensino Híbrido; Matemática; Aprendizagem;


PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - ANA CRISTINA SANTOS LIMEIRA - CEFET-Al
Externo(a) à Instituição - ANDRESSA CESANA - UFES
Interno(a) - 1120969 - EDIEL AZEVEDO GUERRA
Presidente - 497.012.404-30 - GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 24/04/2020 11:24
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