AS POTENCIALIDADES DA EXPERIMENTAÇÃO POR MEIO DA VIDEOANÁLISE PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DO SOFTWARE TRACKER
Neste estudo abordam-se as potencialidades da videoanálise através do Software Tracker a fim de ressaltar a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para a eficácia educacional. Por isso, o estudo tem como principal objetivo investigar as potencialidades didáticas da utilização de videoanálise para o ensino do fenômeno de queda livre, nas aulas de Física do Ensino Médio, por meio do Software Tracker. Para tanto, delinearam-se os seguintes objetivos específicos: explorar as potencialidades do Tracker; analisar a interação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem ao realizar videoanálise; e analisar estratégias, utilizando a videoanálise, que possam aproximar os modos de fazer ciências de análise dos fenômenos naturais. Partindo desse escopo, buscou-se responder ao seguinte problema de pesquisa: quais são as possibilidades de utilização do software Tracker no estudo de fenômenos físico, em particular da queda livre? Assim, para o desempenho da pesquisa alguns instrumentos foram necessários: inicialmente a observação (a fim de observar a interação entre os estudantes); ficha de coleta de dados experimentais; questionário e a pesquisa bibliográfica. Com o intuito de responder ao problema de pesquisa e alcançar os objetivos traçados, se desenvolveu uma proposta de ensino com quatro turmas do 1º ano de uma escola pública de Palmeira dos Índios. Nessas turmas se observou de forma direta as interações com o software Tracker e o desempenho deles, em atividades de sala de aula, utilizando a videoanálise de para registrar situações envolvendo o conceito de queda livre. Os dados coletados foram tratados através de uma Análise Textual Discursiva (ATD) em cinco categorias emergentes da pesquisa: 1ª) Percepção dos estudantes em conceitos físicos; 2ª) Não reconhecimento da videoanálise como uma atividade experimental; 3ª) As potencialidades do software Tracker; 4ª) A visão dos estudantes quanto a natureza provável da ciência; e 5ª) Dificuldades enfrentadas pelos alunos durante a intervenção didática. A videoanálise, por meio do software Tracker apresenta-se, então como um mecanismo capaz de motivar e despertar o aprendizado dos estudantes em práticas experimentais no ensino de Física. Observou-se, assim, as potencialidades oferecidas pelo Tracker em promover análise de movimentos de forma detalhada, coleta e análise de dados mais precisos, e utilização de conceitos essenciais em uma prática experimental como fita de calibração como padrão de referência, eixo de coordenadas, centro de massa, fatores que influenciam a incerteza dos dados, bem como o registro dos dados em gráficos e tabelas
Videoanálise, Software Tracker, Ensino de Física.