ENSINO DOS CONCEITOS DE GENÉTICA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL
Este trabalho disserta a partir de uma concepção histórico-cultural, na qual propõe que os estudantes possam se apropriar dos elementos que os indivíduos da espécie humana produziram historicamente. A partir dessa compreensão, centramos nossas discussões sobre o ensino de Ciências e mais especificamente, o de genética, um campo de estudo com vários desdobramentos e que envolve uma rede de conceitos. Delimitou-se assim, como objetivo geral desse trabalho, analisar os limites e as possibilidades do ensino dos conceitos de genética para estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública. Nessa perspectiva, a metodologia que norteia a pesquisa é de cunho qualitativo e com base no materialismo histórico dialético, mais precisamente a Metodologia da Mediação Dialética (M.M.D) o qual optou-se pela elaboração de uma sequência didática sobre alguns conceitos de genética. Nesse sentido, participaram da pesquisa trinta estudantes do nono do ensino fundamental de uma escola pública. O instrumento de coleta de dados consistiu na resolução de questionários (pré-teste e pós-teste) aos estudantes além da produção textual e construção de mapas mentais. Assim, buscou-se analisar os resultados sobre uma prática docente apoiada no conhecimento científico e na contribuição da transformação social para além do senso comum. A pesquisa permitiu-nos afirmar que cabe ao professor em sua prática docente, selecionar materiais didáticos que possam subsidiar a aprendizagem de seus estudantes de maneira intencional e planejada.
Palavras-chaves: Ensino de genética, prática docente, psicologia histórico cultural, pedagogia histórico-crítica.