Banca de QUALIFICAÇÃO: CAUAY VIANNA GAZELE



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: CAUAY VIANNA GAZELE
DATA: 19/05/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Sala virtual (videoconferência)
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÃO PARA O APRENDIZADO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA:

 Conceito evolutivo de Fitness


RESUMO:

A Teoria da Evolução é reconhecida como o paradigma norteador das ciências biológicas. No meio acadêmico e nos documentos curriculares nacionais é ressaltada como o eixo centralizador dessa ciência, de modo que a compreensão sobre ela pode fornecer explicações naturalistas, normalmente alternativas ao senso comum, que se mostra mais vinculado a ideias religiosas. No entanto, a literatura especializada aponta que essa teoria ainda é negligenciada em salas de aula, seja por falta de domínio de conteúdo por parte de docentes e discentes, seja pelos conflitos filosófico-religiosos que existem entre ela o senso comum. O presente trabalho possui caráter de pesquisa-ação, baseando-se na linha de trabalho do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.  Teve como objetivo contribuir para a compreensão de licenciandos em biologia sobre Evolução Biológica através do conceito evolutivo de Fitness. Fitness”, que pode ser traduzido como “grau de aptidão”, ou “valor adaptativo” é um conceito central ao entendimento da teoria evolutiva. O termo se refere ao valor adaptativo de uma característica (ou conjunto de características) biológica ou comportamental, isso é: o quanto essa característica biológica ou comportamento contribui ou atrapalha para a capacidade de um ser vivo, população ou espécie, de sobreviver e/ou reproduzir-se, resumindo é sucesso reprodutivo. Baseando-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, elaborou-se uma sequência didática na qual foi realizado um levantamento individualizado de conhecimentos prévios através da elaboração, por escrito, de tempestades de ideias e mapas conceituais, do qual participaram 32 voluntários. Num universo de 250 termos, os mais frequentes nas tempestades de ideias elaboradas pelos participantes foram respectivamente: “Sinapomorfia”, “Seleção Natural” e “Adaptação”, aparecendo 10 vezes cada, seguidos por “Darwin”, citados nove vezes. Nos mapas conceituais os termos mais frequentes foram: “Seleção”, que aparece 14 vezes, “Adaptação”, 10 vezes e “Natural”, nove vezes. Essas foram seguidas de “Darwin” e “Espécie”, que apareceram seis vezes. Quando analisadas as palavras mais frequentes de cada teste, com frequência equivalente a quatro ou maior, nota-se uma predominância de termos ligados à Sistemática Filogenética. Um possível condicionante da predominância desses termos é o fato de os participantes estarem, no período em que a pesquisa fora realizada, cursando a disciplina Sistemática Filogenética. No entanto, também estão cursando a disciplina de Ecologia e, apesar disso, apresentaram uma quantidade insignificativa de termos ligados a essa área, por exemplo, a palavra “Nicho” aparece apenas duas vezes em cada teste. Após o levantamento de conhecimentos prévios ocorreu uma aula expositiva sobre a história da teoria evolutiva, apresentando diferentes pensadores, naturalistas e cientistas modernos e pós-modernos com parte das suas colaborações para o entendimento da evolução da vida na Terra. No segundo dia de aula foi apresentado um jogo que visava elucidar, através de analogias com o mundo natural, o conceito evolutivo de Fitness, bem como outros conceitos interligados. No terceiro e último dia, foram feitos os testes finais com mapas e tempestades de ideias.


PALAVRAS-CHAVE:

ensino de ciências, aptidão biológica, formação de professores


PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121197 - HILDA HELENA SOVIERZOSKI
Interno(a) - 1120572 - JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
Externo(a) à Instituição - RODRIGO DE SOUZA POLETTO - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 18/05/2020 17:19
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