PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA GABRIELA CAVALCANTE PEREIRA SANTOS COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ANA GABRIELA CAVALCANTE PEREIRA SANTOS COSTA
DATA: 20/05/2020
LOCAL: Sala virtual (videoconferência)

MEMBRANA PLASMÁTICA SOB INVESTIGAÇÃO: DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

O desafio atual do Ensino de Ciências é mais complexo do que se fazer compreender um conteúdo específico, mas também, fazer emergir a partir de cada objeto de conhecimento um olhar sociocultural, econômico e, principalmente, científico. Por isso, esta pesquisa, ao preocupar-se com a aquisição da Aprendizagem Significativa (AS), buscou a partir do Ensino por Investigação, mais especificamente, de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), contribuições para o Ensino de Biologia. De modo que o aprendiz possa entender a Ciência a partir da compreensão sobre ciência, perante assimilações entre novas informações e informações previamente adquiridas e ancoradas, de maneira substantiva e não arbitrária. Partindo de inquietações advindas desde a área de formação, tomou-se como objeto de conhecimento, a ser ensinado, o Transporte através da Membrana Plasmática. A SEI, construída pela autora deste estudo, integra o Produto Educacional do Mestrado Profissional, o qual contempla uma sequência de etapas organizadas e esclarecidas, com experimentações, textos e link de Recurso Educacional Aberto (REA) para auxiliar o processo de aprendizagem. Além de ser um artefato pedagógico para estudantes do Ensino Médio, também poderá ser utilizado por outros professores, para o mesmo conteúdo em questão ou até mesmo para outro, podendo ser alterado adequadamente, já que dispõe de informações sobre a metodologia de ensino e a teoria de aprendizagem que o embasa. Assim, o Produto Educacional é composto por um módulo em PDF para professores acrescido com PDF preparado para impressão para o aprendiz e um Kit Manipulativo de Membrana Plasmática para os estudantes. Este estudo segue uma abordagem qualitativa, sob auxílio de pesquisa bibliográfica. Assim, os resultados apontam potencialidades da SEI para o ensino do conteúdo de Transporte através da Membrana Plasmática para a Aprendizagem Significativa, o que remonta que é um método possível e aplicável, promissor para motivar e promover assimilações obliteradoras.

PALAVRAS-CHAVE:

Ensino de Biologia. Ensino por Investigação. Membrana Celular.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Presidente - 1121197 - HILDA HELENA SOVIERZOSKI