AS POTENCIALIDADES DA METODOLOGIA WEBQUEST POR MEIO DE UMA ABORDAGEM DA MATEMÁTICA CRÍTICA NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL
Este trabalho tem por objetivo investigar as possíveis contribuições da exploração de uma Webquest a partir da abordagem de uma Matemática Crítica no contexto da cultura digital. O trabalho foi desenvolvido em três momentos na análise bibliográfica, na construção de uma Webquest e no desenvolvimento de um projeto de intervenção. A pesquisa proposta foi de natureza qualitativa exploratória, através de um estudo de caso que se fundamenta nos pressupostos de que o conhecimento não é algo acabado e pronto, mas sim, uma construção que se faz e refaz constantemente. Assim, buscou-se apresentar uma proposta de metodologia Webquest para ser desenvolvidas por educadoras e educadores, visando os processos de aprendizagem por educandas e educandos. Além de que, construir diálogos que envolvem os conceitos de um ensino crítico, especificamente o de uma Matemática Crítica no ensino de geometria espacial que busca através da cultura digital uma compreensão de mundo. Numa perspectiva, que educandas e educandos possam construir uma leitura de mundo crítico a partir dos acontecimentos que se fazem em seus contextos sociais, culturais, históricos e políticos.
Webquest; Matemática Crítica; Cultura Digital