Ciência e arte: peça teatral "Heróis da Ciência"
O ensino de Ciências da Natureza na educação básica é fundamental na compreensão do mundo e
dos fenômenos naturais porque objetiva a formação crítica dos cidadãos. Tal construção acontece a
partir da elaboração de evidências, argumentos e teorias alternativas que preparam o aluno também
para contra-argumentação e refutações. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou investigar
como a peça teatral “HERÓIS DA CIÊNCIA” pode contribuir na compreensão de tópicos referentes ao
conhecimento de elementos químicos da tabela periódica, pelos alunos do ensino médio de uma
escola pública estadual, localizada em Palmeira dos Índios – AL. A pesquisa foi de cunho qualitativo
com aplicação de questionários antes e depois da apresentação da peça de teatro, aos estudantes
espectadores e aos que atuaram ativamente na elaboração da peça. Foi observado uma resposta
positiva por parte dos alunos na junção de artes cênicas com o ensino de ciências, visto que muitos
relataram estarem aprendendo conceitos e estarem mais motivados ao estudo de Ciência/Química.
Ensino de Ciências; Teatro; Tabela Periódica; Ensino Médio.