EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO CIENTÍFICO
Este trabalho parte da necessidade de analisar as contribuições das experimentações em ciências no 4º ano do ensino fundamental para a construção do processo de letramento científico. Com esse propósito, fundamentamos nossa pesquisa em Fumagalli (1998), Fracalanza, Amaral e Gouveia (1986), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2007), Vasconcelos (2000), Luckesi (1994), Davydov (1988), Davydov (1999), Vygotsky (1998), Soares (1998), Tfouni (1995), Kleiman (1995), Brian Street (2014), (LORENZETTI; DELIZOICOV, 2001), Mamede e Zimmermann (2005), (SASSERON e CARVALHO, 2008), (PIZARRO e JÚNIOR, 2015) e Gomes (2015), Zimmermann (2017), Brasil (2017), Minayo (2001), Patton (1980) e Glazier (1992) apud Dias (2011), Sforni (2004), Vygotsky (2004), Vygotsky (1993), Silva (2006), Mortimer (2000), Campos e Nigro (1999), Sforni (2004), entre outros teóricos. Discutimos também as concepções de Ensino, Letramento e Experimentação. Na Turma A, realizamos uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com o tema: Investigando a temática fungos no 4º ano do Ensino Fundamental, essa sequência foi construída pelo pesquisador. Na Turma B, temos uma Atividade Prática Experimental com o tema: pão mofado, essa abordagem segue as diretrizes apresentadas no Livro Didático de Ciências. Utilizamos a metodologia qualitativa e os dados foram analisados com base em duas categorias: A relação dialética entre os conceitos cotidianos das crianças e os conceitos científicos ensinados e as ZDP que se estabeleceram em sala de aula, Vygotsky. Como produto educacional desenvolvemos um Caderno de Atividades intitulado: Estudando os Fungos no 4º Ano do Ensino Fundamental.
Palavras - chaves: Ensino de Ciências; Letramento Científico; Experimentação em Ciências; Livro Didático; Formação de Conceitos em Ciências.
Palavras - chaves: Ensino de Ciências; Letramento Científico; Experimentação em Ciências; Livro Didático; Formação de Conceitos em Ciências.