PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADALTON DOS SANTOS SILVA



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ADALTON DOS SANTOS SILVA
DATA: 31/07/2020
HORA: 14:00
LOCAL: SESSÃO DE QUALIFICAÇÃO VIA VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO CIENTÍFICO


RESUMO:

Este trabalho parte da necessidade de analisar as contribuições das experimentações em ciências no 4º ano do ensino fundamental para a construção do processo de letramento científico. Com esse propósito, fundamentamos nossa pesquisa em Fumagalli (1998),  Fracalanza, Amaral e Gouveia (1986), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2007), Vasconcelos (2000),  Luckesi (1994), Davydov (1988), Davydov (1999), Vygotsky (1998), Soares (1998), Tfouni (1995), Kleiman (1995), Brian Street (2014), (LORENZETTI; DELIZOICOV, 2001), Mamede e Zimmermann (2005), (SASSERON e CARVALHO, 2008), (PIZARRO e JÚNIOR, 2015) e Gomes (2015), Zimmermann (2017), Brasil (2017), Minayo (2001), Patton (1980) e Glazier (1992) apud Dias (2011), Sforni (2004), Vygotsky (2004), Vygotsky (1993), Silva (2006), Mortimer (2000), Campos e Nigro (1999), Sforni (2004), entre outros teóricos. Discutimos também as concepções de Ensino, Letramento e Experimentação. Na Turma A, realizamos uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com o tema: Investigando a temática fungos no 4º ano do Ensino Fundamental, essa sequência foi construída pelo pesquisador. Na Turma B, temos uma Atividade Prática Experimental com o tema: pão mofado, essa abordagem segue as diretrizes apresentadas no Livro Didático de Ciências. Utilizamos a metodologia qualitativa e os dados foram analisados com base em duas categorias: A relação dialética entre os conceitos cotidianos das crianças e os conceitos científicos ensinados e as ZDP que se estabeleceram em sala de aula, Vygotsky. Como produto educacional desenvolvemos um Caderno de Atividades intitulado: Estudando os Fungos no 4º Ano do Ensino Fundamental.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palavras - chaves: Ensino de Ciências; Letramento Científico; Experimentação em Ciências;  Livro Didático; Formação de Conceitos em Ciências.


PALAVRAS-CHAVE:

Palavras - chaves: Ensino de Ciências; Letramento Científico; Experimentação em Ciências;  Livro Didático; Formação de Conceitos em Ciências.


PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1120572 - JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
Interno(a) - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Interno(a) - 2327817 - SILVANA PAULINA DE SOUZA
Externo(a) à Instituição - ODETE PACUBI BAIERL TEIXEIRA - UNESP
Notícia cadastrada em: 23/07/2020 13:12
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 02/05/2024 14:14