PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: DAISY FLOERING BRÊDA GONÇALVES



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: DAISY FLOERING BRÊDA GONÇALVES
DATA: 29/07/2020
HORA: 09:30
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

POTENCIAL DE ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA DAS QUESTÕES DO CAPÍTULO DE CINÉTICA QUÍMICA NO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA DE MARTHA REIS PNLD 2018.


RESUMO:

O presente trabalho consiste em avaliar uma nova metodologia de ensino em aulas de química com o intuito de aumentar e/ou despertar o interesse do aluno nas aulas, utilizando recursos tecnológicos que vai desde exibição de filmes (Draw Chemistry) até a sua própria elaboração. A proposta da sequência didática foi baseada no ensino de catalise: cinética química através de uma metodologia ativa de aprendizagem, utilizando o método “Blended Learning: Station-Rotation Model”, fazendo o uso de vídeos Draw Chemisty em uma das estações. O resultado desse
trabalho é referente à elaboração da sequência didática e aplicação da mesma em uma escola estadual no município de Maceió, com participação de 18 alunos do 2° ano do ensino médio, alguns portadores de deficiência (surdos). Acreditamos que metodologias de ensino quando puramente tradicionais não ajude a desmistificar a ideia de que a Química trata-se de uma ciência complexa e de difícil compreensão. Compreendendo que essa proposta de intervenção metodológica poderia contribuir no processo de ensino e aprendizagem de Química, definimos por objetivo geral analisar os resultados da vivência/intervenção de uma sequência didática proposta com base na metodologia de rotação por estações, mediada pelo uso das ferramentas digitais, para a promoção de uma aprendizagem ativa dos conceitos associados ao ensino de cinética química. Para a realização, adotamos pressupostos da abordagem qualitativa, que se classificaram dentre da estratégia de pesquisa-ação, cujos dados foram coletados por meio de questionários, observação da sala de aula e atividades realizadas nas estações de aprendizagem. Concluímos que a proposta metodológica de rotação por estações contribuiu para o processo de
construção da aprendizagem dos conceitos cinética química, como uma complementação do trabalho docente na abordagem conceitual, visando uma modificação do processo de ensino de Química na promoção de uma aprendizagem mais ativa e colaborativa.


PALAVRAS-CHAVE:

rotação por estações, metodologia ativa, aprendizagem.


PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Interno(a) - 1866175 - MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
Interno(a) - 1649919 - WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR
Externo(a) ao Programa - 2567170 - FRANCINE SANTOS DE PAULA
Notícia cadastrada em: 27/07/2020 11:16
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