PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: JOENNEYRES RAIO DE SOUZA AMANCIO



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JOENNEYRES RAIO DE SOUZA AMANCIO
DATA: 31/07/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO:

APRENDIZAGEM DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS BASEADA EM PROBLEMAS


RESUMO:

O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) pode favorecer a compreensão de conceitos matemáticos, e de modo particular, áreas de figuras planas, na perspectiva da resolução de problemas, e buscar desenvolver a autonomia, criatividade e o pensamento reflexivo dos sujeitos envolvidos, tanto professor como alunos. Esta pesquisa tem como objetivo analisar, no contexto das aulas de Matemática do Ensino Fundamental, a possibilidade de se desenvolver práticas de aprendizagem de áreas de figuras planas, baseada em problemas. A questão que impulsionou este estudo foi: Como a ABP pode contribuir na compreensão do conteúdo de áreas de figuras planas nas aulas de Matemática de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada localizada no município de Olho D’Água das Flores, no sertão alagoano? Essa pesquisa tem caráter qualitativo fundamentada nos estudos de Flick (2009) e Creswell (2010), com abordagem de pesquisa intervenção baseado em Galvão e Galvão (2017). Para coleta de dados utilizamos de entrevista semiestruturada fundamentada em Rodrigues (2019), das situações-problema desenvolvidas e realizadas pelos alunos, das discussões no grupo de WhatsApp e das maquetes produzidas pelos alunos. Para fins de análise, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (2016). Com a pesquisa concluída, constatamos que os sujeitos, ao refletir sobre suas práticas e resoluções, vislumbraram a possibilidade transformá-las a partir das contribuições teórico-metodológica da ABP, configurando como possibilidades e maneiras de aprender sobre área de figuras planas, pela interação e colaboração dos sujeitos envolvidos nesse estudo. Assim, como produto desta pesquisa materializa-se em uma proposta de aula a qual posteriormente será transformada em um e-book para ser compartilhado livremente na Internet.


PALAVRAS-CHAVE:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Ensino Híbrido, Área de Figuras planas


PÁGINAS: 149
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Interno(a) - 497.012.404-30 - GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS - IFAL
Externo(a) à Instituição - MARCELO ALMEIDA BAIRRAL - UFRRJ
Externo(a) ao Programa - 1696115 - MERCEDES BETTA QUINTANO DE CARVALHO PEREIRA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 27/07/2020 11:32
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 02/05/2024 13:51