Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ ERASMO DA SILVA COSME



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JOSÉ ERASMO DA SILVA COSME
DATA: 17/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Videoconferência
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS


RESUMO:

Este trabalho é o resultado da pesquisa realizada a partir de uma inquietação do docente/pesquisador, diante da realidade do Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A experiência pessoal o percebe ministrado de forma tradicional e sem significado devido a falta de domínio por parte dos professores. Diante disso, o objetivo foi investigar como os Mapas Conceituais podem contribuir para a melhoria do Ensino e Aprendizagem de Ciências nos Anos Iniciais. Com esse propósito, fundamentamos nossa pesquisa nos estudos de Vygotsky, nos mapas Conceituais de Joseph Novak, a Teoria da Aprendizagem Verbal Significativa (TAVS), preconizada por David Ausubel e o Ensino de Ciências na perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica. O trabalho classifica-se como sendo pesquisa-ação com observação participante, tendo como sujeitos participantes 15 professores do 1º ao 5º ano de uma Escola Pública da Rede Municipal de Ensino de Teotônio Vilela – AL. Por meio de uma ação de formação dos professores, foi proporcionado uma alternativa pedagógica que contribui para a atuação baseada na Aprendizagem Significativa na área de Ciências Naturais. Assim, a questão que norteou a busca foi: Os Mapas Conceituais podem contribuir como uma ferramenta didático-pedagógica na formação de professores?  Para a coleta e geração de dados utilizamos registros em diários de bordo, organização de grupo focal, aplicação e análise de questionários e oferta de uma oficina. Compreendemos que os mapas conceituais influenciaram, de forma significativa, a aprendizagem dos conteúdos de Ciências apresentados pelas professoras, em cada um dos cinco momentos organizados intencionalmente para coletas e geração de dados nas aulas das turmas participantes. Sendo uma ferramenta que oferece perspectivas de avanços significativos nas práticas de sala de aula, essa ferramenta serve de subsídio para o avanço das investigações dos processos de ensino e de aprendizagem. Como Produto Educacional desenvolvemos um Caderno de Estratégias Pedagógicas dos Mapas Conceituais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Mapas Conceituais. Aprendizagem Significativa. Formação. Ensino de Ciências. Anos Iniciais.

 


PALAVRAS-CHAVE:

Mapas Conceituais. Aprendizagem Significativa. Formação. Ensino de Ciências. Anos Iniciais.


PÁGINAS: 139
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2327817 - SILVANA PAULINA DE SOUZA
Interno(a) - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Externo(a) à Instituição - HÉLIO DA SILVA MESSEDER - UFBA
Notícia cadastrada em: 30/07/2020 12:10
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 20/05/2024 00:59