PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: EMANUELLY TORRES NUNES

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: EMANUELLY TORRES NUNES
DATA: 03/08/2020
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA - http://meet.google.com/mtt-atiq-vqf

AS POTENCIALIDADES DA EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS da VIDEOANÁLISE PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DO SOFTWARE TRACKER

Neste estudo abordam-se as potencialidades da videoanálise através do Software Tracker a fim de ressaltar a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para o ensino de Física. Por isso, o estudo tem como principal objetivo investigar as potencialidades didáticas da utilização de videoanálise para o ensino do fenômeno de queda de objetos, na direção vertical sobre o efeito da gravidade, nas aulas de Física do Ensino Médio, por meio do Software Tracker. Para tanto, delinearam-se os seguintes objetivos específicos: explorar as potencialidades do Tracker; e analisar estratégias pedagógicas, utilizando a videoanálise, que possam aproximar os modos de fazer Ciências de análise dos fenômenos naturais. Partindo desse escopo, buscou-se responder ao seguinte problema de pesquisa: o que emerge de possibilidades de utilização do software Tracker no estudo de fenômenos físico, em particular da queda livre? Assim, para o desempenho da pesquisa alguns instrumentos foram necessários: inicialmente a observação (a fim de observar a interação entre os estudantes); ficha de coleta de dados experimentais; questionário e a pesquisa bibliográfica. Com o intuito de responder ao problema de pesquisa e alcançar os objetivos traçados, se desenvolveu uma proposta de ensino com quatro turmas do 1º ano de uma escola pública de Palmeira dos Índios no Estado de Alagoas. Nessas turmas se observou de forma direta as interações com o software Tracker e o desempenho deles, em atividades de sala de aula, utilizando a videoanálise para registrar situações envolvendo o conceito de queda livre. Os dados coletados foram tratados através de uma Análise Textual Discursiva (ATD) em três categorias emergentes da pesquisa: 1ª) Percepção dos estudantes em conceitos físicos; 2ª) As potencialidades do software Tracker; e 3ª) Dificuldades enfrentadas pelos alunos durante a intervenção didática. Observou-se, assim, as potencialidades oferecidas pelo Tracker em promover análise de movimentos de forma detalhada, coleta e análise de dados mais precisos, e utilização de conceitos essenciais em uma prática experimental como fita de calibração como padrão de referência, eixo de coordenadas, centro de massa, fatores que influenciam a incerteza dos dados, bem como o registro dos dados em gráficos e tabelas.

PALAVRAS-CHAVE:

Videoanálise, Software Tracker, Ensino de Física, Experimentação.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Presidente - 4725102 - IVANDERSON PEREIRA DA SILVA