PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA PAULA DE ARAÚJO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: AMANDA PAULA DE ARAÚJO SILVA
DATA: 03/09/2020
LOCAL: sala remota google meet

OFICINAS INTERDISCIPLINARES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

A Educação Ambiental tem a função de formar cidadãos críticos, modificando seus comportamentos e percepções em relação ao meio ambiente. Uma maneira, que torna o desenvolvimento da Educação Ambiental mais fácil em sala de aula, é o uso de oficinas didáticas. A pergunta que o presente estudo buscou investigar foi: de que forma as oficinas sobre Educação Ambiental colaboram para a formação crítica dos estudantes? O objetivo da pesquisa foi estimular o desenvolvimento da consciência ambiental dos estudantes de duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental sobre Educação Ambiental fazendo uso de oficinas interdisciplinares. A pesquisa realizada foi do tipo qualitativa, desenvolvida em uma escola pública do estado de Alagoas. O projeto de dissertação foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A coleta dos dados deu-se pela aplicação de um teste diagnóstico para o reconhecimento dos saberes prévios dos discentes. Os dados obtidos foram analisados por frequência de respostas e por categorização. Os resultados preliminares demonstraram que os discentes apresentam conhecimentos prévios sobre Educação Ambiental, mas ainda demonstram dificuldade em falar e entender sobre o assunto, ressaltando a importância de trabalhar Educação Ambiental na escola. Apresenta-se, também, o Produto Educacional, intitulado “Oficinas interdisciplinares de sensibilização ambiental” que tem por objetivo servir de apoio para os professores de Ciências/Biologia trabalharem a temática Meio Ambiente através de oficinas interdisciplinares.

PALAVRAS-CHAVE:

Meio Ambiente. Sujeito crítico. Conhecimentos prévios.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Presidente - 1121197 - HILDA HELENA SOVIERZOSKI