PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: LUCINEIDE MARIA DE SOUZA



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LUCINEIDE MARIA DE SOUZA
DATA: 03/09/2020
HORA: 17:00
LOCAL: Sala Virtual WEBCONF RNP: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/amauri-2
TÍTULO:

 EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: INTERPRETANDO E CONSTRUINDO REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS COM ALUNOS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


RESUMO:

Esta pesquisa se propôs a investigar as contribuições de uma Sequência Didática- SD- baseada na perspectiva do ciclo da investigação científica para a   aprendizagem sobre leitura, interpretação e construção de gráfico de barra e de linha e do conceito de escala. Utilizou-se uma abordagem de pesquisa-ação-participante com caráter qualitativo e aconteceu a partir da aplicação de uma SD para alunos de uma turma do 5° ano do ensino fundamental de uma escola pública da Rede Municipal de Maceió. A presença da Estatística em nosso cotidiano evidencia a importância que, desde os anos iniciais, os conceitos elementares relacionados a esta área sejam abordados em sala de aula visando o desenvolvimento do pensamento estatístico numa perspectiva de letramento estatístico. Desta forma, promove-se um ensino que contribua para a formação cidadã e científica. A coleta dos dados deu-se através de um diário de campo, registros através de  fotos e áudios e materiais produzidos pelos estudantes na SD. Todos os alunos participaram de um pré-teste, uma Sequência Didática e um pós-teste. Utiliza-se como fundamentação teórica os estudos de Gal (2002) sobre Letramento Estatístico, Cazorla (2010) com o Ciclo da Investigação Científica, Rumsey (2002), a teoria dos campos conceituais de Vergnaud (2014), Janvier (1978), entre outros. Os resultados obtidos evidenciam que o ensino da Estatística na Educação básica não pode se limitar ao contexto apenas da leitura. É preciso ensinar conceitos e procedimentos estatísticos utilizando o ciclo de investigação científica que permitirá ao estudante problematizar, planejar e executar a pesquisa, promovendo assim o desenvolvimento do pensamento estatístico.


PALAVRAS-CHAVE:

Gráfico. Ciclo da Investigação Científica. Escala


PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1181065 - AMAURI DA SILVA BARROS
Interno(a) - 1120969 - EDIEL AZEVEDO GUERRA
Interno(a) - 497.012.404-30 - GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS - IFAL
Externo(a) ao Programa - 2347015 - JULIANA ROBERTA THEODORO DE LIMA
Notícia cadastrada em: 01/09/2020 10:04
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 02/05/2024 20:22