Banca de DEFESA: CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS
DATA: 17/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

 

ENSINO DOS CONHECIMENTOS BÁSICOS DE GENÉTICA PARA ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ:

Contribuições da Pedagogia histórico crítica e da Psicologia histórico cultural


RESUMO:

Este trabalho perpassa por uma incursão teórica baseada na Pedagogia histórico crítica e na Psicologia histórico cultural. Nesse bojo de discussões teóricas consideramos que o trabalho intencional, planejado e sistematizado do professor permite que os estudantes se apropriem dos conhecimentos construídos pela humanidade historicamente, caracterizando o processo de humanização desses indivíduos. A partir dessa compreensão, centramos nossas discussões sobre o Ensino de Ciências e mais especificamente, o de Genética, ramo da Biologia envolvido no estudo da hereditariedade. Além de ser um campo de estudo com vários desdobramentos no âmbito educacional, ético, social, tecnológico e de saúde abarca uma rede de conceitos que envolve o saber matemático, capacidade de interpretação de textos, conhecimentos químicos e biológicos, por essa razão, o conteúdo de Genética é considerado problematizador. Com bases nessas considerações, este trabalho teve como objetivo principal, analisar os limites e as possibilidades do ensino dos conhecimentos básicos de Genética para estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Nessa perspectiva, realizou-se uma intervenção pedagógica utilizando uma sequência didática com conhecimentos básicos de Genética. Nesse sentido, participaram da pesquisa trinta estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. O instrumento de coleta de dados consistiu na resolução de questionários (pré-teste e pós-teste) além da produção de textos dissertativos. Assim, buscou-se analisar os resultados sobre uma prática docente apoiada no conhecimento científico e na contribuição da transformação social para além do senso comum. A pesquisa permitiu-nos afirmar a importância do professor em contribuir não somente com a aprendizagem de conceitos científicos, mas também com o planejamento intencional de abordagens didático-pedagógicas que mobilizem nos estudantes suas funções psicológicas superiores e que se preocupa, portanto, com uma formação humana no seu sentido mais amplo.

 


PALAVRAS-CHAVE:

Palavras-chaves: Ensino de genética, prática docente, psicologia histórico cultural, pedagogia histórico-crítica.


PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1120572 - JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
Interno(a) - 2955864 - CAROLINA NOZELLA GAMA
Interno(a) - 2327817 - SILVANA PAULINA DE SOUZA
Externo(a) à Instituição - HÉLIO DA SILVA MESSEDER NETO - UFBA
Notícia cadastrada em: 14/09/2020 13:38
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 19/05/2024 23:53