PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: CÁSSIA VANESA DE SOUSA SILVA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: CÁSSIA VANESA DE SOUSA SILVA
DATA: 25/09/2020
LOCAL: webconferencia google meet

APRENDIZAGEM MATEMÁTICA BASEADA EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQs) NO ENSINO MÉDIO

Neste estudo, pretendeu-se conhecer sobre a contribuição das Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso didático no processo de aprendizagem de alunos do ensino médio, numa perspectiva interdisciplinar. A pesquisa é de cunho qualitativo (KNECHTEL, 2014), baseada na Engenharia Didática (ARTIGUE 1996) e tem como objeto de investigação a abordagem das HQs como ferramenta didática no ensino desse componente curricular. Para tanto, traçou-se como objetivo geral investigar as contribuições das Histórias em Quadrinhos, no processo de ensino e aprendizagem, em aulas de matemática do ensino médio, fazendo uso de recursos tecnológicos num ambiente híbrido (HORN E STAKER, 2015), mediado por metodologia ativa (FILATRO, 2018). Os sujeitos da pesquisa foram 80 (oitenta) alunos da primeira e segunda série do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual do município de Rio Largo-AL. Para a obtenção dos dados, optou-se por um questionário impresso que se organizou em duas fases: um pré-teste e um pós-teste, aplicado antes e após a realização de uma sequência didática. Essa sequência foi estruturada na elaboração de uma HQ, através de uma plataforma on-line, e sua criação foi baseada no conteúdo matemático estudado, sendo associado a outra disciplina curricular. Os participantes consideraram que a metodologia adotada contribuiu cerca de 80% para a aprendizagem deles. De igual modo, os dados também mostraram que o uso de recursos tecnológicos pode contribuir para que professores possam desenvolver estratégias positivas a fim de aprimorar o ensino, possibilitando aos alunos serem protagonistas da sua aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE:

História em Quadrinhos (HQs). Ensino Híbrido. Metodologia Ativa. Matemática. Aprendizagem.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Presidente - 497.012.404-30 - GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS - IFAL