O ENSINO DE MEMBRANA PLASMÁTICA POR INVESTIGAÇÃO: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA PROFESSORES DE BIOLOGIA
O desafio atual do Ensino de Ciências é mais complexo do que se fazer compreender um conteúdo específico, mas proporcionar meios pelos quais os estudantes se desenvolvam a partir de suas ações. Uma tarefa nada fácil para o estudante, tampouco para o professor. Devido às inquietações acerca do Ensino de Biologia Celular, buscou-se como objetivos específicos (i) analisar concepções de estudantes e graduados em Ciências Biológicas a respeito do Ensino de Ciências por Investigação voltado para o conteúdo de Membrana Plasmática; (ii) desenvolver material de auxílio ao professor de Biologia da Educação Básica como suporte ao Ensino por Investigação sobre a Membrana Plasmática; e (iii) identificar potencialidades de uma Sequência de Ensino Investigativa sobre Membrana Plasmática para o Ensino de Biologia no Ensino Médio. Portanto, o objetivo geral é contribuir com a prática de professores de Biologia da Educação Básica sobre o ensino de Membrana Plasmática a partir do Ensino de Ciências por Investigação. Desta forma, com uma abordagem qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica e Análise de Conteúdo de respostas dos participantes desta pesquisa, possibilitou reafirmar algumas necessidades encontradas em profissionais e acadêmicos da área de ensino de Biologia, inclusive a ausência da utilização ou cogitação do ensino investigativo na área da Citologia. A partir disso, desenvolveu-se um Produto Educacional, que foi submetido a análise crítica pelo mesmo grupo pesquisado. A SEI construída integra o Produto Técnico Tecnológico do Mestrado Profissional, que apesar de ser pensado inicialmente para o professor (volume 1) se desdobra também em um material para os estudantes da 1ª série do Ensino Médio (volume 2). Quanto as potencialidades da SEI para o ensino do conteúdo de Transporte através da Membrana Plasmática, foram levantadas condições para o desenvolvimento da alfabetização científica e pertencimento social na percepção dos participantes, o que condiz com um método possível e aplicável, promissor para motivar e promover assimilações obliteradoras. Além de proporcionar interação entre a Educação Básica, Ensino Superior e produções acadêmicas, esta dissertação culmina na disseminação de informações sobre a sala de aula atual e uma abordagem didática investigativa.
Ensino de Biologia. Ensino por Investigação. Membrana Plasmática.