CONTRIBUIÇÃO PARA O APRENDIZADO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: CONCEITO EVOLUTIVO DE FITNESS
No contexto da biologia evolutiva, o termo Fitness pode ser traduzido como “grau de aptidão”, ou “valor adaptativo” e é um conceito central para o entendimento dessa disciplina. Esse termo se refere ao quanto uma característica ou conjunto de características, biológica ou comportamental, pode contribuir para a capacidade de seres vivos sobreviverem e/ou reproduzirem-se. Em resumo, trata-se da medida em que um traço de um ser vivo afeta o sucesso reprodutivo do mesmo. No meio acadêmico a Teoria da Evolução (TE) é reconhecida como o paradigma norteador das Ciências Biológicas e em documentos curriculares nacionais é ressaltada como o eixo centralizador dessa ciência. Apesar disso, é negligenciada em salas de aula, tanto por falta de domínio de conteúdo dos docentes e discentes, quanto por conflitos filosófico-religiosos que existem entre ela o senso comum. Aponta-se que nas ideias do senso comum brasileiro há uma maior vinculação com explicações religiosas sobre os processos de diversificação da vida e a teoria da evolução se apresenta como uma possibilidade de compreensão naturalista e materialista sobre a biodiversidade. Por meio do conceito de Fitness evolutivo, o presente trabalho teve como objetivo contribuir com a compreensão de licenciandos em ciências biológicas sobre TE. Baseando-se na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), foi elaborada uma sequência didática a fim de oferecer uma ferramenta pedagógica para o uso em aulas de biologia. Como indicado pela TAS, foi realizado um levantamento de conhecimentos prévios à intervenção pedagógica e outro após. Para isso os 22 voluntários elaboraram individualmente tempestades de ideias e mapas conceituais. Depois do levantamento de conhecimentos prévios foi ministrada uma aula expositiva dialogada com foco na história da construção da TE. Em um segundo encontro ocorreu uma discussão sobre um texto que tratava do conceito Fitness evolutivo e foi apresentado aos participantes um jogo sobre mesmo tema. Para análise dos dados, foram destacados os termos mais frequentes usados pelos participantes e notou-se que no material inicial os participantes destacaram o nome de Darwin e termos relacionados à taxonomia. Um possível condicionante da predominância de termos ligados à taxonomia é o fato de os participantes estarem cursando a disciplina Taxonomia e Sistemática Filogenética no período em que a pesquisa fora realizada. No entanto, também cursavam disciplina de Ecologia e, apesar disso, apresentaram poucos termos ligados a essa área, por exemplo, a palavra Nicho, aparece em apenas duas tempestades de ideias e em dois mapas conceituais. Nas tempestades de ideias e mapas conceituais finais ocorreu um aumento nas citações do nome de Lamarck para nove citações, que antes só fora citado uma vez e termos como Uso e Desuso passaram de uma para quatro citações. Os resultados qualitativos apontam que o termo Fitness ainda escapa ao entendimento dos participantes, visto que esteve presente apenas nas tempestades de ideias, mas ausente nos mapas conceituais finais, indicando dificuldades em relacionar esse termo com os conceitos de evolução. No entanto o aparecimento do termo aponta que podem ter sido construídos subsunçores a respeito do tema, quais poderão ser usados pelos participantes em outras oportunidades de aprendizagem. Por fim, os mapas conceituais receberam uma pontuação e foram categorizados de acordo com ela, a maioria dos mapas apresentou um aumento de pontuação e os que apresentaram um decaimento demonstraram uma falta de habilidade dos participantes na construção dos mapas, o que comprometeu a avaliação do conteúdo dos mesmos. Depois de uma sondagem por todo o material e notada a presença recorrente de preposições relacionadas a construção da teoria evolucionista, gerou-se uma nova categorização quanto a presença de contexto histórico-social a respeito da TE. Em 11 dos 22 mapas conceituais finais esteve presente alguma referência a contextos históricos a respeito da construção dessa teoria. Assim a sequência didática se mostrou efetiva em colaborar com o entendimento dos participantes a respeito do processo de elaboração do conhecimento científico.
Ensino de Ciências. Aptidão Biológica. Formação de Professores.