PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURE MONIQUE SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LAURE MONIQUE SILVA SANTOS
DATA: 16/11/2020
LOCAL: https://meet.google.com/brt-vpaz-wvq

AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Esse estudo tem como objetivo maior refletir sobre as possibilidades de desenvolver ações pedagógicas utilizando as atividades investigativas no Ensino de Ciências Naturais como estratégia de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. A atividade investigativa tem como intuito fortalecer o vínculo da criança e da sua realidade com o conhecimento científico, desse modo, buscamos ressignificar o Ensino de Ciências na Educação Infantil sob o viés da pedagogia histórico-crítica fazendo uma reflexão sobre a formação docente.  Quando nos referimos ao Ensino de Ciências na Educação Infantil permeia-se neste cenário a ideia de escolarização antecipada, em meio a um contexto educacional de treinamento, que entende a criança como um ser que deve ser treinado por meio de processos de memorização desde muito cedo, ressaltamos a possibilidade de a criança desenvolver as suas potencialidades para compreensão do que está ao seu redor, reconhecendo-se como sujeito de Direitos, construindo a própria autonomia por meio de ações pedagógicas intencionadas e organizadas, numa perspectiva distante do ensino engessado, que entende a criança como uma tabula rasa. Esse estudo consiste em uma reflexão sobre a importância do Ensino de Ciências para o desenvolvimento integral da criança, tendo como relevância, mostrar que todas as crianças são detentoras de potencialidades, são sujeitos pensantes que constroem hipóteses desde muito cedo.

PALAVRAS-CHAVE:

PALAVRAS-CHAVE: Atividades Investigativas; Educação Infantil; Ensino de Ciências; Pedagogia Histórico-Crítica.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino