PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: WILLIANE COSTA FERREIRA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: WILLIANE COSTA FERREIRA
DATA: 27/11/2020
LOCAL: Sala Virtual (meet.google.com/eig-qmsv-yiu)

O jogo digital Quiz PG para o aprendizado de Progressão Geométrica

A Progressão Geométrica é um conteúdo da Matemática que faz parte do currículo escolar da Educação Básica e, tendo em vista que a cultura digital tem atraído muitas pessoas da atualidade, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar quais resultados o jogo digital Quiz PG pode produzir a partir da sua utilização didática para o aprendizado do conteúdo de Progressão Geométrica (P.G). Como objetivos específicos, pretendeu-se identificar as possibilidades e limitações do jogo digital Quiz PG na construção do conhecimento de P.G. dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio; verificar como o jogo digital Quiz PG contribui no processo de aprendizagem tomando como base a percepção dos alunos; comparar o desenvolvimento do aprendizado de P.G. por intermédio de notas de aula, atividades propostas em papel A4 e por meio do jogo digital; desenvolver o jogo digital Quiz PG utilizando a linguagem do App Inventor; elaborar um manual didático para professores de Matemática com uma proposta de sequência didática para utilização do jogo digital Quiz PG. Esta pesquisa é de cunho exploratório do tipo participante e abordagem qualitativa, realizada com 16 alunos de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Prof.ª Margarez Mª Santos Lacet. A produção dos dados se deu mediante as atividades realizadas em momentos de construção do aprendizado por meio de notas de aula no quadro e resolução de problemas executados manualmente, bem como a utilização do game construído com a linguagem de programação do App Inventor 2 (AI2). Além disso, foi aplicado um questionário com perguntas objetivas e discursivas a respeito da avaliação que cada participante fez da interface do game utilizado durante o processo de ensino e aprendizagem de P.G. Além desses registros, foi utilizado o método da observação participante e utilização de diário de campo, onde constam registros dos acontecimentos que foram relevantes no decorrer da pesquisa, bem como das ideias e inquietações que foram emergindo. Constatou-se que uma minoria de alunos participou de forma ativa da aula expositiva e explicativa do conteúdo de P.G., com o uso das notas de aula no quadro. O jogo digital Quiz PG elaborado no AI2 contribuiu no processo de aprendizagem, devido a sua interatividade, possibilidade de acesso ao conteúdo via YouTube, mobilidade, feedback imediato das respostas aos problemas, entretenimento, experiência de jogo com resolução de problemas matemáticos e teve boa aceitação dos alunos devido a motivação proveniente do ato de jogar, propiciando assim o engajamento de todos os participantes da pesquisa durante o jogo. Foi possível também perceber que os sujeitos envolvidos se sentiram mais motivados em responder os problemas propostos no jogo devido ao feedback que recebiam. Como produto educacional, foi elaborado um manual didático para professores de Matemática com uma proposta de sequência didática para utilização do jogo digital Quiz PG.

PALAVRAS-CHAVE:

Progressão geométrica. App Inventor 2. Jogos digitais. Ensino e aprendizagem de matemática. Ensino médio.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional