PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: JADIELSON ANDERSON DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JADIELSON ANDERSON DA SILVA
DATA : 04/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: SALA NO CEDU, DISPONIBILIZADA PELA COORDENÇÃO DE PPGECIM
TÍTULO:

WORDWALL: PLATAFORMA DIGITAL COMO MÉTODO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM DE ECOLOGIA

 

PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem. Wordwall. Plataforma. Ecologia. 

 

PÁGINAS: 191
RESUMO:

Wordwall é uma plataforma online que permite aos professores criar e compartilhar jogos didáticos interativos para seus alunos. Os professores podem criar as mais diversas atividades desde jogos de palavras, palavras cruzadas, cartões, exercícios de múltipla escolha e muito mais. Os estudantes podem acessar essas atividades em seus dispositivos e participar delas de forma interativa. O Wordwall também oferece ferramentas de acompanhamento e avaliação para que os professores possam monitorar o progresso de seus discentes. Esta pesquisa apresenta como objeto de estudo: quais as possibilidades para o desenvolvimento de jogos didáticos digitais construídos na Plataforma Wordwall do conteúdo de Ecologia no processo de aprendizagem dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio? A pesquisa tem como objetivo principal: investigar as possibilidades para o desenvolvimento de jogos didáticos digitais construídos na Plataforma Wordwall do conteúdo de Ecologia no processo de aprendizagem dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Como objetivos específicos, pretendeu-se: identificar limites e possibilidades dos processos formativos pautados nas orientações da BNCC e suas articulações com a alfabetização científica e o ensino por investigação; planejar e analisar práticas sobre temáticas biológicas com o foco na Natureza da Biologia para estudantes da educação básica e desenvolver uma WebQuest para professores de Biologia referente ao conteúdo de Relações Ecológicas. Esta pesquisa é de cunho exploratório, do tipo participante e de abordagem qualitativa, realizada com 10 (dez) estudantes de uma turma da terceira série do Ensino Médio, da Escola de Referência em Ensino Médio Padre Antônio Barbosa Júnior, situada na região do agreste pernambucano. A produção dos dados se deu mediante a explanação de um conteúdo da área de Ecologia. Além disso, foi aplicado um questionário com perguntas objetivas e dissertativas da avaliação que cada participante da interface do game utilizado durante o processo de ensino e aprendizagem. Constatou-se que os estudantes possuem uma facilidade de aprendizagem em realizar as suas atividades escolares com jogos, existe uma certa resistência em aprender somente utilizando as tecnologias digitais e que são poucas as áreas do conhecimento que utilizam os recursos digitais na sala de aula. E como produto educacional foi criado uma WebQuest para que os professores de Biologia do Ensino Médio possam utilizar como uma ferramenta pedagógica na sala de aula

 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.012.404-** - GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS - IFAL
Interno(a) - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Interno(a) - 2270369 - MARIA DANIELLE ARAUJO MOTA
Externo(a) ao Programa - 3060149 - ANA PAULA SOLINO BASTOS - UFAL
Notícia cadastrada em: 04/03/2024 10:50
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