PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: AGDA ISABELE GONSALVES HONORATO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: AGDA ISABELE GONSALVES HONORATO
DATA: 23/12/2020
LOCAL: ONLINE

GAMIFICAÇÃO NA PERPESCTIVA SOCIOINTERACIONISTA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

A concepção de que a aprendizagem da matemática se dá apenas por meio de um currículo fixo, tem levado o ensino de matemática durante anos por abordagens diretivas, que não valorizam os conhecimentos prévios dos alunos, promovendo nenhuma ou pouca interação em suas abordagens. Neste sentido, a presente pesquisa aborda a gamificação como proposta pedagógica pautada na perspectiva sociointeracionista, em uma Sequência Didática (SD) gamificada, voltada para a aprendizagem de habilidades de Resolução de Problemas de Adição e Subtração nas séries iniciais. Portanto, compreendendo a educação na sociedade contemporânea como parte das relações sociais e culturais e, identificando o papel do jogo na promoção destas relações, esta pesquisa tem por objetivo propor uma SD gamificada sob a perspectiva sociointeracionista, visando promover na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) interações que propiciem o aprendizado destas habilidades. Para tanto, configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, que constitui-se em uma pesquisa-ação, utilizando a observação e materiais audiovisuais na coleta de dados, bem como realizando sua análise por meio de instrumentos específicos como a análise de conteúdo. Com isto, buscamos apresentar uma proposta pedagógica, que compreende os sujeitos de aprendizagem imersos no contexto da cultura digital e, busca por meio das TIC oportunizar situações de aprendizagem, envolvendo a gamificação na perspectiva sociointeracionista. Para tanto, realizou-se, em reuniões por webconferência por meio do aplicativo ZOOM, o desenvolvimento de uma SD gamificada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o Moodle. No qual buscamos propiciar situações de interação e de contextualização do conhecimento, além da valorização dos conhecimentos prévios dos alunos, promovendo assim, a aprendizagem de habilidades de Resolução de Problemas de Adição e Subtração, por meio das interações desenvolvidas pelos alunos no ambiente, em uma turma do 3° ano do Ensino Fundamental I de uma escola no município de Campo Alegre – Al.

PALAVRAS-CHAVE:

Gamificação. Sociointeracionismo. Alfabetização Matemática

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar

Presidente - 1121086 - FABIO PARAGUACU DUARTE DA COSTA
Interno(a) - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - ROSÁRIA ILGENFRITZ SPEROTTO - UFPel
Notícia cadastrada em: 22/12/2020 08:42
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 02/05/2024 14:49