PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: ADALTON DOS SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ADALTON DOS SANTOS SILVA
DATA: 11/02/2021
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA

LETRAMENTO CIENTÍFICO EM ENSINO DE CIÊNCIAS:

Contribuições para uma Sequência de Ensino Investigativo em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental

Este trabalho parte da necessidade de analisar as contribuições de uma Sequência de Ensino Investigativo, sobre os fungos, na construção do Letramento Científico de estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental. Para direcionar a pesquisa, partimos da seguinte problemática: Como uma Sequência de Ensino Investigativo, sobre os fungos, pode contribuir para a promoção do Letramento Científico de estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental? A metodologia utilizada é qualitativa com as contribuições de Patton (1980) e Glazier (1992), apud Dias (2011). A coleta de dados foi desenvolvida com a aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com o tema: Investigando a temática fungos no 4º ano do Ensino Fundamental. Como corpus de análise, utilizamos as Histórias em Quadrinhos, uma das atividades, produzidas no desenvolvimento da Investigação Científica. Os dados foram analisados com base em duas categorias: A relação dialética entre os conceitos cotidianos das crianças e os conceitos científicos ensinados e as ZDP que se estabeleceram em sala de aula, Vygotsky. Os resultados das investigações nos possibilitam perceber que os discentes conseguiram ampliar os conhecimentos sobre os fungos e aproximar os conhecimentos dos requeridos nas práticas científicas. Assim, acreditamos que a utilização de estratégias didáticas alicerçadas em práticas investigativas no ensino de ciências é um recurso viável na promoção do letramento científico. Construímos também como produto educacional uma SEI intitulada: Estudando os Fungos no 4º Ano do Ensino Fundamental.

Palavras - chaves: Ensino de Ciências; Letramento Científico; Experimentação em Ciências;  Livro Didático; Formação de Conceitos em Ciências.

PALAVRAS-CHAVE:

Palavras - chaves:

Ensino de Ciências; Histórias em Quadrinhos; Letramento Científico; Sequência de Ensino Investigativo.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

Presidente - 1120572 - JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
Interno(a) - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN