PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTO WESLEY ARAUJO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ROBERTO WESLEY ARAUJO LIMA
DATA: 11/02/2021
LOCAL: SALA VIRTUAL

CONSTRUINDO E INTERPRETANDO GRÁFICOS ESTATÍSTICOS COM ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO O POWERPOINT

Apresentamos as contribuições de uma Sequência Didática como um instrumento de planejamento pedagógico que pode implicar na problematização e desenvolvimento do conhecimento matemático tendo como proposta um manual para construção de gráficos estatísticos a partir do powerpoint. A pesquisa foi feita por uma abordagem de uma pesquisa qualitativa com alunos da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual Professor Theonilo Gama, situada em Maceió. Iniciaremos falando um pouco sobre o contexto histórico da Estatística, em seguida falaremos sobre a educação Estatística enfatizando o Literacia, Raciocínio e Pensamento Estatístico baseado em Cazorla (2010), Gal (2002), Garfield (2002), Raumsey (2002), entre outros. Logo depois, discutiremos sobre a Estatística na escola e o uso de Recursos Educacionais Digitais (RDE) no desenvolvimento de metodologias ativas. Por fim, propomos um manual, como sugestão, para trabalhar a construção de gráficos com o uso do software powerpoint. E mostraremos que a Estatística vai muito além do que uma simples leitura de gráficos ou tabelas perpassa por todo processo do ensino da Estatística, desde a literacia até a inferência.

PALAVRAS-CHAVE:
Educação Estatística; Gráficos estatísticos; Recursos Educacionais Digitais

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Presidente - 1120969 - EDIEL AZEVEDO GUERRA
Interno(a) - 1181065 - AMAURI DA SILVA BARROS
Externo(a) à Instituição - JEYLLA SALOME BARBOSA DOS SANTOS - UNEAL
Externo(a) à Instituição - JÔNATHAS DOUGLAS SANTOS DE OLIVEIRA - CEFET-MG
Notícia cadastrada em: 22/01/2021 13:27
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 02/05/2024 13:19