AS POTENCIALIDADES DA METODOLOGIA WEBQUEST POR MEIO DE UMA ABORDAGEM DA MATEMÁTICA CRÍTICA NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL
Webquest; Matemática Crítica; Cultura Digital
Este trabalho tem por objetivo investigar as possíveis contribuições da exploração de uma Webquest a partir da abordagem de uma Matemática Crítica no contexto da cultura digital. O trabalho foi desenvolvido em três momentos na análise bibliográfica, na construção de uma Webquest e no desenvolvimento de um projeto de intervenção. A pesquisa proposta foi de natureza qualitativa exploratória, através de um estudo de caso que se fundamenta nos pressupostos de que o conhecimento não é algo acabado e pronto, mas sim, uma construção que se faz e refaz constantemente. Assim, buscou-se apresentar uma proposta de metodologia Webquest para ser desenvolvidas por educadoras e educadores, visando os processos de aprendizagem por educandas e educandos. Além de que, construir diálogos que envolvem os conceitos de um ensino crítico, especificamente o de uma Matemática Crítica no ensino de geometria espacial que busca através da cultura digital uma compreensão de mundo. Numa perspectiva, que educandas e educandos possam construir uma leitura de mundo crítico a partir dos acontecimentos que se fazem em seus contextos sociais, culturais, históricos e políticos.