A METODOLOGIA WEBQUEST NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL A PARTIR DE UMA ABORDAGEM CRÍTICA
Webquest; Matemática Crítica; Cultura Digital
Este trabalho tem por objetivo investigar as possíveis contribuições da exploração de uma Webquest a partir do ensino de geometria espacial. O trabalho foi desenvolvido em três momentos: na análise bibliográfica, na construção de uma Webquest como produto educacional e nas discussões sobre as atividades desenvolvidas na Webquest. A pesquisa proposta foi de natureza qualitativa exploratória, pois permite diálogos apoiados na flexibilidade e aperfeiçoamento de ideias que norteiam a pesquisa. A problemática da pesquisa se debruçou sobre: quais as potencialidades didáticas da metodologia Webquest para o ensino de geometria espacial a partir de um contexto de ensino crítico?. Os objetivos específicos da pesquisa estão em: I) Compreender as possíveis contribuições da exploração de uma Webquest; II) Analisar o uso de uma Webquest para abordagem o ensino de geometria espacial; III) Avaliar as contribuições de uma Webquest para um ensino crítico de geometria espacial. Assim, buscou-se apresentar uma proposta de metodologia Webquest para ser desenvolvidas por educadoras e educadores, visando os processos de ensino para educandas e educandos. Além de construir diálogos que envolvem os conceitos de um ensino crítico, especificamente o de geometria espacial através da cultura digital poderá permitir uma compreensão de mundo a partir dos acontecimentos que englobam contextos sociais, culturais, históricos e políticos da realidade de educandas e educandos. Como resultado reporta-se a exploração e construção de uma Webquest como produto educacional didático a ser utilizado pela sociedade.