PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: MONICA FRANÇA DA SILVA BARROS

DISCENTE : MONICA FRANÇA DA SILVA BARROS
DATA : 19/02/2021
LOCAL: webconferencia google meet

ANÁLISE DA ABORDAGEM DA ESTATÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DO PNLD 2018 – o letramento estatístico

Livro Didático. Ensino Médio. Letramento Estatístico. Organização Praxeológica

Este estudo insere-se na linha de pesquisa Saberes e Práticas Docentes destacando a importância da Estatística na aprendizagem dos alunos, além disso, considera o livro didático como o principal instrumento utilizado  pelos  docentes  ao  planejarem  suas  aulas e como material de estudo e pesquisa pelos alunos,  por  isso  a  pesquisa  tem  como objetivo  principal  analisar  duas coleções de  livros  didáticos  de  Matemática do  Ensino  Médio, do Programa Nacional do Livro Didático 2018, quanto a abordagem da Estatística e se esta abordagem promove o Letramento Estatístico. Teoricamente se apoiará no Letramento Estatístico, proposto por Iddo Gal (2002), nos níveis de Letramento Estatístico de Watson e Callingham (2003), na Organização Praxeológica de Chevallard (1999) e  em  trabalhos  que também analisaram o  livro didático da área de Matemática. Na análise ainda verificou-se se nas coleções já havia alguma correspondência com orientações da Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2018). Utilizou-se a metodologia do estudo documental qualitativo. A amostra foi intencional composta por duas coleções do ensino médio recomendados pelo PNLD 2018 – 2020. Para realizar a análise foi utilizado o instrumento de avaliação com descritores baseados no trabalho de Santos (2017). Ao término da análise constatou-se que a coleção Conexões com a Matemática permite ao aluno atingir o nível consistente não-crítico, enquanto a coleção Contexto & Aplicações possibilita o nível inconsistente, consoante a categorização do Letramento Estatístico de Watson e Callingham (2003). Logo, constatamos lacunas que seriam preenchidas se os livros didáticos atendessem ao que é recomendado pelos pesquisadores da área de Educação Estatística. Tendo em vista os aspectos observados, elaboramos um produto educacional que consiste em material pedagógico de apoio para o professor planejar suas aulas.

Presidente - 497.012.404-30 - GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS - IFAL
Interno - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Interno - 1181065 - AMAURI DA SILVA BARROS
Externa à Instituição - ANDRESSA CESANA - UFES