AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PALAVRAS-CHAVE: Atividades Investigativas; Educação Infantil; Ensino de Ciências; Pedagogia Histórico-Crítica.
Esse estudo tem como objetivo maior refletir sobre as possibilidades de desenvolver ações pedagógicas utilizando as atividades investigativas no Ensino de Ciências Naturais como estratégia de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. A atividade investigativa tem como intuito fortalecer o vínculo da criança e da sua realidade com o conhecimento científico, desse modo, buscamos ressignificar o Ensino de Ciências na Educação Infantil sob o viés da pedagogia histórico-crítica fazendo uma reflexão sobre a formação docente. Quando nos referimos ao Ensino de Ciências na Educação Infantil permeia-se neste cenário a ideia de escolarização antecipada, em meio a um contexto educacional de treinamento, que entende a criança como um ser que deve ser treinado por meio de processos de memorização desde muito cedo, ressaltamos a possibilidade de a criança desenvolver as suas potencialidades para compreensão do que está ao seu redor, reconhecendo-se como sujeito de Direitos, construindo a própria autonomia por meio de ações pedagógicas intencionadas e organizadas, numa perspectiva distante do ensino engessado, que entende a criança como uma tabula rasa. Esse estudo consiste em uma reflexão sobre a importância do Ensino de Ciências para o desenvolvimento integral da criança, tendo como relevância, mostrar que todas as crianças são detentoras de potencialidades, são sujeitos pensantes que constroem hipóteses desde muito cedo.