PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: JOSÉ ERASMO DA SILVA COSME

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ ERASMO DA SILVA COSME
DATA : 14/06/2021
HORA: 09:00
LOCAL: http://meet.google.com/xtk-pond-gqp
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Mapas Conceituais. Aprendizagem Significativa. Formação. Ensino de Ciências. Anos Iniciais.


PÁGINAS: 139
RESUMO:

Este trabalho é o resultado da pesquisa realizada a partir de uma inquietação do docente/pesquisador, diante da realidade do Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A experiência pessoal o percebe ministrado de forma tradicional e sem significado devido a falta de domínio por parte dos professores. Diante disso, o objetivo foi investigar como os Mapas Conceituais podem contribuir para a melhoria do Ensino e Aprendizagem de Ciências nos Anos Iniciais. Com esse propósito, fundamentamos nossa pesquisa nos estudos de Vygotsky, nos mapas Conceituais de Joseph Novak, a Teoria da Aprendizagem Verbal Significativa (TAVS), preconizada por David Ausubel e o Ensino de Ciências na perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica. O trabalho classifica-se como sendo pesquisa-ação com observação participante, tendo como sujeitos participantes 15 professores do 1º ao 5º ano de uma Escola Pública da Rede Municipal de Ensino de Teotônio Vilela – AL. Por meio de uma ação de formação dos professores, foi proporcionado uma alternativa pedagógica que contribui para a atuação baseada na Aprendizagem Significativa na área de Ciências Naturais. Assim, a questão que norteou a busca foi: Os Mapas Conceituais podem contribuir como uma ferramenta didático-pedagógica na formação de professores?  Para a coleta e geração de dados utilizamos registros em diários de bordo, organização de grupo focal, aplicação e análise de questionários e oferta de uma oficina. Compreendemos que os mapas conceituais influenciaram, de forma significativa, a aprendizagem dos conteúdos de Ciências apresentados pelas professoras, em cada um dos cinco momentos organizados intencionalmente para coletas e geração de dados nas aulas das turmas participantes. Sendo uma ferramenta que oferece perspectivas de avanços significativos nas práticas de sala de aula, essa ferramenta serve de subsídio para o avanço das investigações dos processos de ensino e de aprendizagem. Como Produto Educacional desenvolvemos um Caderno de Estratégias Pedagógicas dos Mapas Conceituais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Mapas Conceituais. Aprendizagem Significativa. Formação. Ensino de Ciências. Anos Iniciais.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2327817 - SILVANA PAULINA DE SOUZA
Interno - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Externo à Instituição - HÉLIO DA SILVA MESSEDER NETO - UFBA
Notícia cadastrada em: 09/06/2021 13:50
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 02/05/2024 23:16