PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA SANTANA DE JESUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA SANTANA DE JESUS
DATA : 01/07/2021
LOCAL: SALA VIRTUAL

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS E FÓRUNS

aprendizagem conceitual, fóruns de discussão.

A Bioquímica é uma área de estudo que envolve conhecimentos da Biologia e da Química, tendo como foco a “Química dos Seres Vivos”. Esta área de conhecimento aborda temáticas que não são de fácil representação o que gera dificuldades de compreensão por parte dos alunos, sendo também negligenciada pelos professores. Outra dificuldade detectada nas escolas, atualmente, é o uso reduzido de atividades colaborativas durante as aulas, que por vezes deixa os alunos isolados limitando seu aprendizado. Além das dificuldades anteriormente citadas, observa-se que os avanços das Tecnologias Digitais que já estão inseridos na sociedade atual, e, deste modo, as escolas são constantemente desafiadas a introduzir essas tecnologias nas aulas a fim de melhorar o processo de ensino e aprendizagem, a qualidade das aulas, bem como alinhá-las à realidade dos alunos quanto ao uso das Tecnologias Digitais. Considerando as dificuldades da aprendizagem de Bioquímica e da inserção adequada e eficiente das Tecnologias Digitais nas escolas, surge outro grande desafio: a avaliação da aprendizagem no contexto online. Desta forma, a presente pesquisa teve como questão norteadora a verificação de evidências de aprendizagem significativa nas atividades colaborativas de alunos do Ensino Médio utilizando mapas conceituais e fóruns de discussão online. Os mapas conceituais são esquemas gráficos que auxiliam na representação do conhecimento presentes na estrutura cognitiva do indivíduo facilitando a sua externalização. Já os fóruns de discussão permitem atividades colaborativas entre os sujeitos promovendo o diálogo de modo a gerar acréscimo de conhecimento. Este trabalho constituiuse de: atividades de Planejamento, aulas online (sobre o conceito “Proteínas”, construção de mapas conceituais e utilização de fóruns de discussão em Ambiente Virtual, instruções de utilização de aplicativos para construção de mapas conceituais), construção de mapas conceituais (individuais e colaborativos) a mão livre e com os softwares Cmaptools, Lucidchart e Power Point e utilização de fóruns de discussão em Ambiente Virtual de Aprendizagem/ Moodle e utilização de Rubricas de avaliação. Foram utilizadas Rubricas de avaliação adaptadas de Biagiotti ( 2005), Cruz e Nunes (2009) e Martins e Alves (2016) para avaliar os fóruns de discussão e Rubricas de avaliação adaptadas de Biagiotti (2005) e Novak e Cañas (2010) para avaliar os mapas conceituais. Esta pesquisa objetivou construir uma proposta de avaliação processual da aprendizagem do conceito “Proteínas”, para o Ensino Médio, baseada na utilização conjugada de mapas conceituais e fóruns de discussão online na plataforma Moodle. Em virtude da pandemia de Covid-19, esta pesquisa foi desenvolvida totalmente online, com 8 alunos do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola da Rede Privada de Ensino. Os resultados apontam para a eficiência das atividades colaborativas no processo de aprendizagem e eficiência do modelo de avaliação processual proposto. Ao término da pesquisa, foi confeccionado um Guia Didático, no formato de e-book, como Produto Educacional.

Presidente - 1121086 - FABIO PARAGUACU DUARTE DA COSTA
Interna - 2327817 - SILVANA PAULINA DE SOUZA
Externo ao Programa - 2309422 - ARTURO HERNANDEZ DOMINGUEZ
Notícia cadastrada em: 30/06/2021 13:49