PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: LEILA CARLA DOS SANTOS QUARESMA

DISCENTE : LEILA CARLA DOS SANTOS QUARESMA
DATA : 30/07/2021
LOCAL: Sala Virtual

A ETNOMATEMÁTICA DO FILÉ ALAGOANO: PERCURSOS PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Etnomatemática. Saberesfazeres matemáticos. Cotidiano. Educação de Jovens e Adultos.

A presente pesquisa, intitulada: “A Etnomatemática do Filé Alagoano: percursos para a Alfabetização Matemática na Educação de Jovens e Adultos” tomou como metodologia a abordagem qualitativa do tipo intervenção pedagógica. O estudo foi realizado com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Silvestre Péricles, localizada no bairro Pontal da Barra, em Maceió-Alagoas. Para direcionar a pesquisa foi investigada a seguinte problemática: como a Etnomatemática pode contribuir para a alfabetização matemática dos alunos da EJA, considerando suas práticas culturais, habilidades e conhecimentos matemáticos construídos na vida cotidiana? Nesse sentido, o objeto da pesquisa caracteriza-se na Etnomatemática e nos Saberesfazeres matemáticos dos alunos da EJA. Os dados foram coletados inicialmente a partir de uma entrevista estruturada, e posteriormente a execução de uma intervenção pedagógica através da aplicação de uma sequência didática. A partir da análise dos dados foi constatado que a Etnomatemática está presente na cultura do trabalho dos estudantes, em especial no Filé Alagoano e nas práticas cotidianas. Os sujeitos da EJA expressam ações matematizadas específicas que emergem do seu cotidiano, uma vez que, agem como sujeitos em potencial capazes de apreenderem novos conceitos e técnicas matemáticas a partir do diálogo entre a Matemática Escolar e a Matemática da Vida.

Interna - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Presidente - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 3246943 - MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ FREITAS
Notícia cadastrada em: 08/07/2021 14:30