PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIENE SANTOS PAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KATIENE SANTOS PAES
DATA : 29/07/2021
LOCAL: Plataforma Meet

Utilização da Plataforma Matific para a Elaboração de Sequências Didáticas pela Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação da Matemática por Resolução de Problemas

Matific; Resolução de Problemas; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

A utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação tem auxiliado em diversos aspectos educacionais, do compartilhamento do conteúdo ao acompanhamento do ensino, avaliação e progresso dos alunos, diante dos desafios do ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática para alunos do Ensino Fundamental. Uma dessas tecnologias é a Matific, uma plataforma que disponibiliza recursos e ferramentas de maneira lúdica na busca do desenvolvimento das habilidades matemáticas de forma gamificada, por meio de jogos digitais. Para entender e amplificar o uso da gamificação no ensino matemático de crianças do 5º ano do Ensino Fundamental, esta pesquisa tem como objetivo principal compreender as mudanças existentes no espaço escolar ao investigar as dificuldades e vantagens oferecidas pela tecnologia e pela gamificação no sistema Ensino-Aprendizagem-Avaliação, mais especificamente por meio da Resolução de Problemas. Para atingir a finalidade proposta, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) científica que aborda o uso da Matific no ensino matemático, seguida do desenvolvimento de um tutorial da plataforma e a aplicação de oficina, voltada aos professores de Matemática do 5º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de ampliar a formação desses agentes na elaboração de sequências didáticas pela metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação da Matemática por Resolução de Problemas. Na RSL, foram buscadas nas bases de dados estudos entre os anos de 2015 e 2020 que referenciem a utilização da tecnologia no ensino da Matemática através da plataforma Matific, nas línguas portuguesa e inglesa. Para o desenvolvimento do tutorial e a aplicação da oficina, o referencial teórico foi a teoria de aprendizagem de Vygotsky, unida à Resolução de Problemas de Onuchic e Allevato. Na oficina, informações foram coletadas por meio da Observação Participante, em um diário de campo, e com a utilização de dois questionários, um prévio à oficina, de diagnóstico, e o segundo posteriormente à mesma, de resultados.

Presidente - 1120969 - EDIEL AZEVEDO GUERRA
Interno - 1181065 - AMAURI DA SILVA BARROS
Externa à Instituição - NATERCIA DE ANDRADE LOPES NETA - UNEAL
Notícia cadastrada em: 08/07/2021 17:17