PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEBER TIAGO DE MENEZES

DISCENTE : CLEBER TIAGO DE MENEZES
DATA : 30/07/2021
LOCAL: Ambiente virtual On-line

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA COM A MEDIAÇÃO DA TECNOLOGIA: uma abordagem baseada no método de Pólya.

Educação, sócio interacionismo, cultura digital, resolução de problemas de matemática.

Muitos estudantes apresentam dificuldades na resolução de problemas de matemática, pois não compreendem as etapas que facilitam sua resolução. Daí que surge a possibilidade de utilizar o método de Pólya, que auxilia os estudantes nesse processo. O trabalho objetivou-se analisar como os estudantes utilizam a teoria de Pólya para resolução de problemas de matemática mediados pela tecnologia em uma intervenção no contexto das aulas remotas emergenciais durante a pandemia de Coronavírus . A pesquisa é de cunho qualitativo do tipo pesquisa-ação. O percurso metodológico percorreu 4 etapas: (i) construção do problema da pesquisa ação, (ii) elaboração de um plano de ação; (iii) implantação do plano de ação; (iv) avaliação da intervenção. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e da observação participante e registrados em audiovisual e diário de campo. A análise se deu a partir das categorias: interação, mediação e autonomia. A intervenção durou seis encontros que aconteceram por meio de videoconferências, participaram da pesquisa 16 estudantes do quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública. Os dados preliminares nos permitiram observar que o método de Pólya mostrou-se uma estratégia metodológica eficiente para a resolução de problemas considerando que os estudantes apresentaram constante interação durante os encontros. Além disso, os estudantes apresentaram-se autônomos a medida em que conseguir estabelecer estratégias para a utilização do método de Pólya na resolução dos problemas. Por fim, é válido enfatizar que esta teoria apresentou-se como um eficiente recurso pedagógico no processo de letramento matemático, uma vez que colaborou para a compreensão dos processos que envolvem a utilização dos conceitos matemáticos em situações práticas do cotidiano dos estudantes.

Presidente - 1121086 - FABIO PARAGUACU DUARTE DA COSTA
Interno - 1181065 - AMAURI DA SILVA BARROS
Externa à Instituição - JEYLLA SALOMÉ BARBOSA DOS SANTOS - UNEAL
Notícia cadastrada em: 27/07/2021 08:34