O USO DO WHATSAPP COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA
MatEJAZap; Ensino e aprendizagem; Artefatos digitais; Educaçãode Jovens e Adultos.
A presente dissertação trata do uso do WhatsApp como possibilidade de aprendizagem no ensino de matemática com estudantes do ensino médio da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), visando buscar possibilidade de promover novas formas de facilita o processo de ensino e aprendizagem.
Neste contexto, exercitamos a construção do conceito de matrizes, em ambientes de maneira alternadas, sendo o primeiro em sala de aula, no qual tratamos de trabalhar os conteúdos desenvolvidos de acordo com o planejamento realizado em conjunto com os professores de matemática da instituição de ensino e segundo momento, o ambiente virtual no WhatsApp, onde promovemos diálogos, interação e interatividade dos estudantes no sentido de obter uma aprendizagem significativa.
A estrutura da dissertação é composta por três capítulos norteadores, sendo o primeiro capítulo intitulado de Apresentação e os outros, sendo artigos para publicações, assim discriminados: 2) Ferramenta MatEJAZap como estratégia do Ensino de Matemática; 3) A utilização do WhatsApp para ensino de matrizes: um estudo de caso na Educação de Jovens e Adultos.
O primeiro capitulo trata da minha trajetória como professor da educação básica nos primeiros anos de docência e relato da minha evolução como pessoa e meus caminhos para me tornar um professor pesquisador. Neste capítulo também apresento a organização da dissertação (Multipaper), no qual tem um estudo da sua estrutura de modo geral de que é composta por uma sequência de capítulos sendo uma coletânea de artigos publicáveis e estes podem ser um colaboração com vários autores e que até o ato da defesa, os artigos prontos para submissão ou já submetidos ou aceitos para publicação. Ainda nesse capítulo apresento a problematização e objetivos da pesquisa, que neste sentido vem a investigar a contribuição e o uso do aplicativo WhatsApp no processo de ensino e aprendizagem com a utilização da ferramenta MatEJAZap na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estudo de Matrizes.
O segundo capítulo, que será o primeiro artigo, intitulado Ferramenta MatEJAZapcomo estratégoa no ensino de Matemática que vem demonstrar a utilização do aplicativo WhatsApp com a ferramenta MatEJAZap como estratégia de ensino de matemática como possibilidade de promover o ensino e a aprendizagem dosestudantes, no qual as interações que venham a ocorrer possam contribuir de forma a favorecer as futuras ações pedagógicas com o uso do WhatsApp. Para essa pesquisa optamos por uma metodologia mista de cunho quali- quantitativa da pesquisa-ação, que surgiu da necessidade de superar a lacuna entre teoria eprática.
O terceiro capítulo, que será o segundo artigo, intitulado a utilização do WhatsApppara o ensino de Matrizes: um estudo de caso na educação de jovens e adultos no qual vem a utilizar o WhatsApp para trabalhar o conteúdo de Matrizes na área de conhecimento de Matemática mediante as condições que a ferramenta MatEJAZappossibilita no ensino e aprendizagem dos estudantes, por uma concepção que faz com que o professor-pesquisador tenha uma maior interação e interatividade,desenvolvendo assim uma matemática mais voltada para a modalidade de ensino daEducação de Jovens e Adultos.
Teve um percurso metodológico que abrangeu a abordagem qualitativa utilizando oestudo de caso para tal fim e que apresentamos também um autoavaliação realizada pelos estudantes que está inserido dentro da ferramenta MatEJAZap.
Como produto final apresenta um guia de todo o processo de construção daferramenta MatEAZap e as possibilidades de ensino e aprendizagem, trazendo todos os documentos e aplicativos utilizados durante todo o processo.