PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: AGDA ISABELE GONSALVES HONORATO

DISCENTE : AGDA ISABELE GONSALVES HONORATO
DATA : 13/08/2021
LOCAL: Ambiente online Zoom

GAMIFICAÇÃO NA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA: um estudo de caso na aprendizagem do campo aditivo.

Gamificação. Sociointeracionismo. Campo Aditivo.

A concepção de que a aprendizagem se dá apenas por meio de um currículo fixo, tem levado o Ensino de Matemática, durante anos, a aplicar abordagens diretivas que não valorizam os conhecimentos prévios dos alunos, promovendo nenhuma ou pouca interação na sala de aula. Por outro lado, as Metodologias Ativas tem como premissa que o aprendiz constrói o seu próprio conhecimento. Entretanto, ao se tentar trazer a metáfora de jogos para a sala de aula, o educador pode apenas reproduzir  metodologias diretivas baseadas na memorização. Com isto, torna-se um grande desafio para o Educador contemporâneo implantar as metáforas de games(gamificação) em uma perspectiva interativa. Desta forma, esse trabalho se propõe a fornecer contribuições para a compreensão da gamificação sob esta perspectiva no contexto da aprendizagem do campo aditivo nos anos iniciais. Assim, propomos um redesenho dos conceitos tradicionais da gamificação na visão sociointeracionista, verificando como ocorrem as contribuições de uma Sequência Didática Gamificada (SDG) sob esta perspectiva, buscando identificar se a gamificação, na perspectiva proposta, contribui na aprendizagem do campo aditivo. A pesquisa realizou-se por meio de um enfoque qualitativo com abordagem da pesquisa-intervenção, utilizando a observação participante fundamentada, o diário de campo e materiais audiovisuais (fotos, vídeos e atividades escritas) na coleta de dados, bem como, a análise de conteúdos com relação aos dados coletados. Os resultados desta pesquisa mostram que os alunos avançaram na compreensão da resolução de problemas envolvendo os significados relacionados ao campo aditivo, em particular, na compreensão dos conceitos de juntar, acrescentar retirar, separar, comparar e completar quantidades por meio de uma SDG concebidos a partir dessa proposta. Como produto desta pesquisa, elaboramos uma SDG baseada na história dos três porquinhos, para uso dos professores no Ensino Fundamental I.

Presidente - 1121086 - FABIO PARAGUACU DUARTE DA COSTA
Interno - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - ROSÁRIA ILGENFRITZ SPEROTTO - UFPel
Notícia cadastrada em: 30/07/2021 14:35