PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: CICERO NEILTON DOS SANTOS OLIVEIRA

DISCENTE : CICERO NEILTON DOS SANTOS OLIVEIRA
DATA : 27/08/2021
LOCAL: Sala Virtual - Meet

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA COM O USO DO SIMULADOR COMPUTACIONAL PHET NA APRENDIZAGEM DE FORÇA E MOVIMENTO NO ENSINO MÉDIO

Força e Movimento. Experimentação. Simulador computacional PhET. Aprendizagem.

Experimentos virtuais são caracterizados como objetos de aprendizagem que utilizam simuladores específicos para demonstração de eventos reais. Esta proposta de experimentação tem sido bastante difundida enquanto material didático, constituindo-se como um importante artefato tecnológico nos processos de ensino e aprendizagem na disciplina de Física, atuando como mediador entre teoria e prática. Força e Movimento são conceitos da disciplina de Física e componente curricular abordado no 1° ano do Ensino Médio. Entendendo o atual contexto acerca do uso das tecnologias digitais e aceitação pelos indivíduos, este estudo teve como proposta principal investigar o uso didático do simulador computacional PhET nos conteúdos de Força e Movimento para a aprendizagem significativa.  No que se refere aos objetivos específicos, buscou-se caracterizar o simulador computacional PhET; analisar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca dos conteúdos Força e Movimento; verificar as possíveis contribuições do simulador computacional PhET para a Aprendizagem Significativa dos estudantes; construir um roteiro de atividades para os docentes de Física enquanto proposta de sequência didática para uso do simulador computacional PhET, trabalhando os conteúdos de Força e Movimento na perspectiva da aprendizagem significativa. Este trabalho é de cunho exploratório do tipo pesquisa-ação e traz uma abordagem qualitativa, desenvolvida com 12 estudantes de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, do Ensino regular, da Escola Estadual Professor Arthur Ramos, localizada no município de Pilar/AL. A coleta dos dados foi feita a partir da aplicação dos questionários diagnóstico e de avaliação da aprendizagem, como também na observação dos estudantes durante as simulações com o simulador computacional PhET realizadas durante os encontros síncronos. Os questionários foram elaborados com questões abertas e fechadas, aplicados antes e após o uso do simulador computacional PhET e as observações tiveram seus registros feitos a partir de um diário eletrônico, constando os acontecidos que entendemos ser mais relevante durante os quatro momentos síncronos. Durante os dois primeiros encontros síncronos foi possível perceber a ausência na participação de alguns estudantes, contudo, nos dois encontros restantes, pode-se notar uma maior interação entre os estudantes, como também entre estes e o professor. As interações com o uso do simulador computacional PhET contribui para a aprendizagem, tendo em vista as respostas dos estudantes ao questionário de avaliação da aprendizagem, a interação virtual com os eventos físicos, os resultados instantâneos entre as variáveis envolvidas em cada simulação, a experiência em manipular as simulações e o fato de refazer as mesmas constantemente, possibilitou aos estudantes uma maior motivação no momento das simulações e na descrição das respostas as proposições. Enquanto produto educacional, resultado desta pesquisa, foi desenvolvido um roteiro de atividades para uso dos professores de Física, sendo este uma proposta de sequência didática com o uso do simulador computacional PhET na perspectiva da aprendizagem dos estudantes.

Interno - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2512735 - ELTON MALTA NASCIMENTO
Interno - 1119880 - KLEBER CAVALCANTI SERRA
Interna - 2327817 - SILVANA PAULINA DE SOUZA